A prevenção do câncer foi tema do encontro entre o governador Jackson Barreto e o empresário Henrique Prata, coordenador do Hospital de Câncer da cidade de Barretos, em São Paulo. Referência em oncologia no Brasil, a Unidade atende pacientes do SUS de todo o país e pretende firmar parceria com a Secretaria de Saúde de Sergipe.
Na companhia do secretário de Estado de Saúde, José Sobral, Jackson se informou sobre a Carreta do Hospital de Barretos que percorre o Brasil e diagnostica precocemente câncer do colo do útero, da mama e da pele. A carreta está em Sergipe, no município de Itabaiana, mas Henrique Prata, que tem raízes familiares em Lagarto, pretende instalar o projeto de prevenção em Sergipe também.
Jackson se colocou à disposição para apoiar a iniciativa. “Acho que apesar de todas as dificuldades, o Estado pode apoiar. É muito mais simples, barato, eficiente e menos doloroso cuidar da prevenção do que do câncer. Precisamos abrir a cabeça e o coração para esta causa”, disse.
O secretário de Estado da Saúde, José Sobral também participou do encontro e após conversas com os médicos, pretende visitar e conhecer de perto o hospital e sua forma humanizada de tratamento das pessoas com câncer.
Henrique Prata destacou o trabalho preventivo realizado pela Carreta, revelando que a implantação do projeto custa em média R$ 2,8 milhões. “De cada 100 mulheres que nós diagnosticamos na Carreta, nós salvamos 95 sem passar por rádio nem quimioterapia, nem enchendo os hospitais”, disse.
Acompanharam o encontro o secretário de estado da Comunicação, Sales Neto,o diretor Jurídico do Hospital de Barretos, Henrique Moraes e o professor Doutor Raphael Haikel Júnior.
Em 2013, Jackson visitou o Hospital do Câncer de Barretos, interior de São Paulo. “Esta é uma obra de renome em todo o Brasil e considerado o maior centro de tratamento em câncer da América Latina. Conhecendo de perto a Instituição, nos chama a atenção a preocupação com a prevenção, humanização e comprometimento de todos os profissionais que fazem dessa magnífica estrutura uma referência. Viemos aqui, beber dessa fonte, conhecer novas tecnologias, tratamentos modernos existentes para poder ajudar ao povo sergipano”, afirmou.
Agência Sergipe de Notícias