O domingo, 27, amanheceu chuvoso, cinzento. Mas nada disso foi capaz de conter a alegria e o entusiasmo dos moradores do município de São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil, ao recepcionar a carreata da Coligação “Agora é o povo”, que tem o governador Jackson Barreto (PMDB) candidato à reeleição, o vice Belivaldo Chagas (PSB), e Rogério Carvalho (PT) que disputa uma vaga no Senado.
A procissão de veículos reuniu centenas de militantes e populares com bandeiras em punho e adesivos no peito. O local de partida foi no Bairro Rosa Elze, seguindo pela avenida João Bebe Água, reformada pelo Governo do Estado, passando pelos conjuntos Rosa Maria e Eduardo Gomes, onde famílias inteiras se amontoavam nas portas das casas, nas janelas, querendo um olhar ou um simples aceno do governador e de sua chapa majoritária.
Era a aceitação do trabalho executado por Jackson no governo de Sergipe sendo traduzida em cada sorriso que emanava da dona de casa, do trabalhador, do idoso e das crianças. Nesse momento, a chuva, que não dava trégua, era apenas uma coadjuvante.
Atento às manifestações de carinho e apoio, Jackson Barreto – que estava ao lado do seu vice, Belivaldo Chagas, Rogério Carvalho, dos postulantes a deputado Federal, Fábio Reis (PMDB) e Márcio Macêdo (PT), a deputado estadual, Marcos Santana (PMDB) e do senador Antônio Carlos Valadares (PSB) -, retribuía aos pedidos e fazia questão de acenar e fazer parte da alegria que já tomava conta da carreata.
O sorriso espontâneo do povo não se manifestava por acaso. Somente em São Cristóvão, o governo do Estado, desde a gestão do saudoso Marcelo Déda e que agora Jackson Barreto dá continuidade, investiu mais de R$ 180 milhões no município com obras estruturantes, como a reforma do Hospital Nosso Senhor dos Passos, ampliação do sistema de esgotamento sanitário, dentre outras.
E nada melhor do que o povo para falar da importância dessas obras. “Jackson Barreto é a continuidade de Marcelo Déda. O governo está dando certo, principalmente por ele ser do povo e olhar para as pessoas mais humildes. Hoje temos um hospital moderno, bem aparelhado. Quero Jackson de novo”, disse a moradora Lourdes Santos Correia.
Gislane Rabelo, moradora do conjunto Eduardo Gomes, subiu no carro do governador durante a carreata. Ela fez questão de abraçá-lo e registrar o momento com uma foto tipo “selfie”. Ao descer da caminhonete, Gislane não escondeu sua satisfação. “Ele é muito atencioso, merece meu voto por ser do povo. Além disso, o governo dele fez a pavimentação asfáltica do anel viário do Eduardo Gomes, onde eu moro”.
Jailda Teles, 32, também ratifica que o desenvolvimento de Sergipe está avançando e que Jackson é o nome certo. “Ele é um político honesto, que vem trabalhando de forma decente e representa a mudança. Temos como exemplo um sonho dos moradores que foi realizado recentemente lá no Caípe”, destacou, ao lembrar da ordem de serviço assinada em fevereiro deste ano para pavimentação da estrada de acesso do povoado Caípe Velho à sede municipal de São Cristóvão, passando pelo Povoado Colina.
Patrimônio da Humanidade
A moradora Beliane Ribeiro, de 70 anos, lembra com orgulho das obras do governo para implantação da luminotécnica e as redes elétrica e telefônica subterrânea da Praça São Francisco. Essas intervenções e a história rica da cidade foram determinantes para que em 2010 São Cristóvão fosse escolhida Patrimônio da Humanidade pela Unesco. “Muito feliz por essa conquista. Sergipe merece e quer ficar com Jackson”.
Além disso, o governo já construiu Clínica de Saúde da Família, Creche Comunitária, implantou base descentralizada do Samu, implantou o Centro de Especialidades Odontológicas, duplicou a primeira etapa da Rodovia João Bebe Água, pavimentou e sinalizou a estrada do Povoado Quissamã, dentre tantas outras, como ratifica Márcia, 44. “O governo do Estado merece continuar seguindo em frente e tem motivos para acreditar. Nós estamos vendo as obras. Só não vê quem não quer”.
A carreata chegou ao fim no povoado Rita Cacête. Recentemente, o governo do Estado pavimentou a rodovia SE-466, que liga o povoado à sede de São Cristóvão.
Depois de ser acolhido pela população sancristovense, o governador disse estar feliz e satisfeito. “Estou impressionado com a receptividade das pessoas, das suas lideranças. Estou muito contente com a alegria do povo em cada esquina, em cada aceno, em cada sorriso. Volto para Aracaju com uma alegria muito forte”.
Da Assessoria de Imprensa