por Cícero Mendes, jornalista e publicitário
De escanteio
As eleições de 2014 ainda vão dar “muito pano para manga”, como diz a expressão popular. Depois de ver o PT e o DEM em vertentes diferentes na disputa da Prefeitura de Aracaju em 2012, inclusive com o vice-governador Jackson Barreto (PMDB) comandando o quadro “boca no trombone”, no qual metia o sarrafo no então candidato João Alves Filho (DEM), o peemedebista agora faz de tudo para ter o prefeito em seu palanque no ano que vem.
O deputado estadual Zezinho Guimarães, do PMDB, já disse publicamente que o partido irá buscar o apoio de João Alves para fortalecer o palanque de Jackson. Agora, um integrante do DEM também afirmou isso. O prefeito de Estância, Carlos Magno, disse ontem que o partido dará total apoio ao “antigo” concorrente.
“Essa aliança do PMDB com o DEM eu fiz em Estância e serei um escudeiro para que ela possa se ampliar em todo o Estado de Sergipe”, garantiu o prefeito. Ele disse que existe uma tendência do povo de querer essa aliança de João com Jackson, e afirmou que muita gente dentro dos partidos está simpática com essa junção, citando o deputado federal Mendonça Prado como exemplo.
Ou seja, se as lideranças dos dois partidos – DEM e PMDB – continuarem em esse nível de discussão, o PT – aliado do PMDB – será mesmo obrigado a aceitar os Democratas no palanque em 2014. De inimigos passarão a ser aliados, e terão que deixar as desavenças de lado e firmar uma parceria.
As declarações de Magno mostram, claramente, que o Partido dos Trabalhadores está sendo excluído das discussões internas com o PMDB. Uma coisa é certa: em meio a esse debate, que gira em torno da escolha da composição dos partidos aliados visando o projeto Jackson Barreto 2014, as lideranças petistas estão de escanteio, como se não fizessem parte do jogo.
SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS
O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) recomendou o voto favorável ao Projeto de Lei do Senado 105/11 que altera o Estatuto das Microempresas para incluir os serviços advocatícios no Simples Nacional. “A grande vantagem da adesão ao Simples Nacional será a simplificação do recolhimento de impostos e taxas daí decorrente, benefício que deve estar ao alcance também dos profissionais responsáveis pelo importante segmento de prestação de serviços, carro-chefe do crescimento da renda e do emprego nas economias modernas”, informou Amorim. A redação final foi aprovada e a matéria vai a Câmara dos Deputados.
INSEGURANÇA
Os moradores de Lagarto, maior município do interior sergipano, estão assustados com a quantidade de assaltos que estão acontecendo na cidade, principalmente no centro comercial. Na última terça-feira (2), dois bandidos entraram na Clínica Nossa Senhora das Graças, nas proximidades da maternidade Zacarias Júnior, e levaram pertences e dinheiro dos clientes, além do valor que havia no caixa da clínica. Isso tudo por volta do meio-dia. Os meliant3es figuram tranquilamente e até agora a polícia não tem nenhuma pista deles. No início da semana, bandidos assaltaram o Ponto Banese, no Calçadão Dom Pedro II, levando R$ 5 mil. Postos de gasolina e mercearias também estão na lista dos estabelecimentos preferidos dos bandidos. Só lembrando que Lagarto tem delegacia regional e um Batalhão da Polícia Militar. Imagine se não tivesse.
INÍCIO DO PRAZO
Foi publicado no Diário Oficial do Estado o Ato Deliberativo do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que estabelece os índices percentuais provisórios das quotas de ICMS pertencentes aos 75 municípios sergipanos para o ano de 2014. Os gestores municipais têm até o dia 31 de julho para impugnar os dados e os índices estabelecidos, desde que devidamente comprovada alguma incorreção nas informações declaradas pelos contribuintes. O objetivo é dar maior agilidade às solicitações de ação fiscal oriundas de recursos administrativos impetrados junto ao TCE.