Na manhã desta quinta-feira, 13, o governador Jackson Barreto acompanhou, na Catedral Metropolitana, a Missa dos Santos Óleos, presidida pelo Arcebispo Dom João Costa. Na ocasião, dezenas de sacerdotes estavam reunidos para renovar suas promessas sacerdotais.
“Você buscar sempre o conforto da palavra de Deus é fortalece-se e criar forças para fazer a travessia nos momentos de dificuldade. Vim aqui nessa missa dos santos óleos, essa manifestação bonita e tradicional da igreja Católica, da renovação dos votos de todo clero da Arquidiocese de Aracaju. Como católico e, acima de tudo, cristão, estou muito feliz. Nessa Semana Santa peço a Deus, em sua infinita bondade, que nos abençoe, abençoe nosso estado e nosso povo. E você vir à igreja, aos pés do senhor, é fazer uma reflexão sobre a vida, as dificuldades e os problemas, sempre pedindo a proteção de Jesus. Aproveito para desejar uma Feliz Páscoa para todo povo sergipano”, declarou o governador.
O arcebispo Dom João Costa explicou que na missa de hoje acontece a reunião de todos os sacerdotes e a benção dos óleos dos enfermos e dos catecúmenos. “É uma celebração muito importante. É a consagração do óleo do Crisma. E assim, nesta celebração eucarística e em comunhão, os bispos, diocesanos e sacerdotes renovam suas promessas sacerdotais. De modo que é um momento muito significativo, no qual é expressada a comunhão da igreja entre o pastor e seu rebanho/presbitério. Dessa forma se celebra esse primeiro momento”, relatou.
Ao fim da celebração, houve anúncio sobre a retomada da reforma da Catedral e Jackson Barreto se manifestou sobre o assunto. “Fiquei feliz com o anúncio do reinício das obras, que estão sendo orientadas através da Secretaria do Estado de Infraestrutura (Seinfra)”. Em setembro do ano passado, o governador esteve em Brasília e conversou com a secretária executiva do Ministério da Cultura, Mariana Ribas, para solicitar ajuda com relação à intervenção na Catedral.
Catedral
Em 2011, atendendo à solicitação da Arquidiocese de Aracaju, o Governo do Estado realizou vistoria na Catedral, quando se constatou a necessidade da realização da restauração, pois o imóvel apresentava sérios problemas em sua estrutura física. No ano seguinte, a gestão estadual decidiu apoiar a recuperação do patrimônio histórico, viabilizando o repasse, por meio do Banese, de R$ 1.000.000 para a realização das primeiras intervenções. Adicionalmente, as obras de reforma da Catedral receberam da Assembleia Legislativa de Sergipe subvenção no valor de R$ 1.075.000.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Agência Sergipe de Notícias