Na manhã desta quinta-feira, 13, o governador Jackson Barreto acompanhou, na Catedral Metropolitana, a Missa dos Santos Óleos, presidida pelo Arcebispo Dom João Costa. Na ocasião, dezenas de sacerdotes estavam reunidos para renovar suas promessas sacerdotais.

Na ocasião, dezenas de sacerdotes estavam reunidos para renovar suas promessas sacerdotais (foto: André Moreira/ASN)
“Você buscar sempre o conforto da palavra de Deus é fortalece-se e criar forças para fazer a travessia nos momentos de dificuldade. Vim aqui nessa missa dos santos óleos, essa manifestação bonita e tradicional da igreja Católica, da renovação dos votos de todo clero da Arquidiocese de Aracaju. Como católico e, acima de tudo, cristão, estou muito feliz. Nessa Semana Santa peço a Deus, em sua infinita bondade, que nos abençoe, abençoe nosso estado e nosso povo. E você vir à igreja, aos pés do senhor, é fazer uma reflexão sobre a vida, as dificuldades e os problemas, sempre pedindo a proteção de Jesus. Aproveito para desejar uma Feliz Páscoa para todo povo sergipano”, declarou o governador.
O arcebispo Dom João Costa explicou que na missa de hoje acontece a reunião de todos os sacerdotes e a benção dos óleos dos enfermos e dos catecúmenos. “É uma celebração muito importante. É a consagração do óleo do Crisma. E assim, nesta celebração eucarística e em comunhão, os bispos, diocesanos e sacerdotes renovam suas promessas sacerdotais. De modo que é um momento muito significativo, no qual é expressada a comunhão da igreja entre o pastor e seu rebanho/presbitério. Dessa forma se celebra esse primeiro momento”, relatou.
Ao fim da celebração, houve anúncio sobre a retomada da reforma da Catedral e Jackson Barreto se manifestou sobre o assunto. “Fiquei feliz com o anúncio do reinício das obras, que estão sendo orientadas através da Secretaria do Estado de Infraestrutura (Seinfra)”. Em setembro do ano passado, o governador esteve em Brasília e conversou com a secretária executiva do Ministério da Cultura, Mariana Ribas, para solicitar ajuda com relação à intervenção na Catedral.
Catedral
Em 2011, atendendo à solicitação da Arquidiocese de Aracaju, o Governo do Estado realizou vistoria na Catedral, quando se constatou a necessidade da realização da restauração, pois o imóvel apresentava sérios problemas em sua estrutura física. No ano seguinte, a gestão estadual decidiu apoiar a recuperação do patrimônio histórico, viabilizando o repasse, por meio do Banese, de R$ 1.000.000 para a realização das primeiras intervenções. Adicionalmente, as obras de reforma da Catedral receberam da Assembleia Legislativa de Sergipe subvenção no valor de R$ 1.075.000.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Agência Sergipe de Notícias