O governador em exercício, Jackson Barreto, efetivou uma iniciativa que visa garantir o funcionamento de praças esportivas na capital durante a reforma do estádio Lourival Baptista, o Batistão. Através do Banese Card, serão repassados recursos de aproximadamente R$ 750 mil que garantirão a reforma do gramado e instalação de iluminação no estádio João Hora de Oliveira (Clube Sportivo Sergipe) e a instalação de iluminação no estádio Sabino Ribeiro (Associação Desportiva Confiança).
A medida havia sido anunciada(www.agencia.se.gov.br/audios/leitura/audios/anexo:2315) durante uma visita às obras realizadas na última semana, quando os dirigentes da Federação Sergipana de Futebol dos clubes esportivos fizeram a solicitação ao governador.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
A reunião que oficializou a medida ocorreu na tarde desta quinta-feira, 21, definindo a data da solenidade onde o governador assinará a autorização para o respectivo repasse, quando o Banco do Estado de Sergipe (Banese), através do Banese Card, repassará via Federação Sergipana de Futebol (FSF). O ato está agendado para o próximo dia 1º de dezembro, a partir das 11 horas, onde o governador procederá os atos tanto no estádio Sabino Ribeiro, quanto no João Hora.
Paixão Popular
“Esta é uma ação que atende a uma reivindicação dos desportistas sergipanos visando permitir que os estádios Sabino Ribeiro e João Hora possam realizar jogos noturnos. Esta ação vem de encontro à necessidade que se apresentou, após a reforma do Batistão, quando a capital ficaria impedida de realizar jogos à noite durante o ano de 2014. Esta era uma exigência premente, já que teremos um calendário de jogos a partir do mês de janeiro”, argumentou o governador em exercício, Jackson Barreto.
O governador afirmou que espera contar com a compreensão da sociedade e dos torcedores de todos os times de futebol que participarão dessas disputas. “Essa é uma ação promovida graças ao Banese, que é o banco dos sergipanos. Tenho certeza que os desportistas e a comunidade saberão compreender esse gesto do governador que, apesar das dificuldades que atravessamos, com folha de pessoal de novembro, dezembro, décimo terceiro salário, duas parcelas do reajuste dos professores, concedido em setembro, que também serão pagas em dezembro; mas estamos pagando em dia aos servidores, cumprindo nossos compromissos, e fazendo economias, o que é fundamental para que a máquina do Estado não pare”, complementou Jackson Barreto.
Ainda de acordo com o governador, o Governo do Estado tem que ter a sensibilidade para entender que futebol é uma paixão nacional e exerce uma função primordial no lazer da população, que é um direito fundamental. “Temos que ter recursos para a saúde, para a educação, para habitação, para segurança pública e também para o lazer, afinal de contas o futebol é a paixão dos brasileiros e também dos sergipanos, atendendo a uma parcela significativa da população”, concluiu.
Para o presidente da FSF, José Carivaldo de Souza, a medida reflete o compromisso de Jackson Barreto com os desportistas sergipanos. “Nós fizemos essa solicitação e, em menos de oito dias, o governador em exercício nos atendeu. Nós, que também conhecemos Jackson Barreto há muito tempo, sabemos que ele tem palavra. Está aí a ação, oferecendo a toda população da capital dois estádios em condições de ver as duas grande equipes do futebol sergipano, além de diversos outros times regionais, podendo atuar em estádios de Aracaju enquanto o Batistão está sendo reformado”, destacou.
Já o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, o governador em exercício demonstrou sensibilidade em resolver essa demanda dos torcedores sergipanos, sobretudo de Aracaju. “Além de ser um pedido dos torcedores do Sergipe e do Confiança, esse era um pedido de torcedores de outros times da grande Aracaju. Esse era um sonho dos torcedores aracajuanos que se tornará realidade através de uma ação do Banese, que sempre investiu e apoiou o esporte, chegando junto a uma demanda antiga dos torcedores sergipanos”, avaliou Pimentel.
Também participaram do encontro a presidente do Banese, Vera Lúcia Oliveira, o presidente do Conselho Deliberativo do Sergipe, Lailson Melo, o presidente da Associação Desportiva Confiança, Luís Roberto Dantas, dentre outros membros dos clubes e dirigentes da Federação Sergipana de Futebol.
Agência Sergipe de Notícias