Dois grandes corredores irão proporcionar mais fluidez no trânsito e facilitar o deslocamento da população em Aracaju. As obras irão ligar a avenida Augusto Franco ao loteamento Marivan, e promover a duplicação de vias na região do Porto D’Anta. As ações foram anunciadas no início da semana durante encontro entre o governador Jackson Barreto com os prefeitos da região metropolitana (Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros). Somados com investimentos em obras que já estão em andamento, são R$ 103 milhões em mobilidade da capital. O governador promete novos anúncios ainda este ano.
Para Jackson Barreto, investir em mobilidade urbana é proporcionar qualidade de vida para a população. “Este é o nosso compromisso. Por isso anunciamos estas obras fundamentais que, dentre as vantagens, promoverão a construção de um corredor exclusivo para o transporte público coletivo, iniciando na ponte do Marcos Freire II até as imediações do Mercado Central”, informou.
Para dar andamento ao projeto de construção das vias, os processos licitatórios já foram encaminhados para a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Após a autorização, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) dará início à licitação. O prazo de execução é de 18 meses.
O primeiro corredor será construído através do prolongamento da avenida Augusto Franco, que seguirá em direção ao conjunto Orlando Dantas e chegará até o início do loteamento Marivan. A obra, orçada em cerca de R$ 40 milhões, terá 3 km de extensão, quatro pontes e serviços de terraplanagem, drenagem e pavimentação.
“Estamos criando uma via paralela para dividir o trânsito e diminuir o congestionamento na Heráclito Rollemberg. Com a implantação dessa avenida, as pessoas que estão entrando na cidade de Aracaju e precisarem ir para o Orlando Dantas, não vão mais precisar ir pela Heráclito e vão passar a utilizar o novo acesso. Vai ser mais prático para todo mundo. É uma obra feita pensando no presente e futuro da população”, afirmou o engenheiro da Seinfra, Paulo Roberto Costa.
A outra obra de mobilidade é a duplicação de vias na região do porto D’Anta. Através dela, a avenida Euclides Figueiredo, que atualmente opera em mão dupla, atuará em apenas um sentido. Com isso, quem estiver entrando em Aracaju pela região do conjunto João Alves sairá na área do Mercado Central. Já quem desejar trafegar no sentido contrário, vai seguir em uma nova pista pela avenida Tancredo Campos. O investimento na construção dessas vias paralelas é de R$ 22 milhões, frutos do Proinveste.
Além dessas ações, o governo coloca em prática outras obras de mobilidade. A construção do anel viário no entorno do aeroporto, já está em fase final. 99% das obras foram concluídas, restando apenas a finalização da sinalização horizontal e vertical e o plantio de árvores. Já a construção do novo acesso de Aracaju está cerca de 50% finalizada. Orçada em R$ 20 milhões, a obra vai possibilitar a formação de um novo corredor de entrada à capital sergipana, ligando a BR-235 ao centro da cidade através das avenidas Santa Gleide, Maranhão e Coelho e Campos.
Anel viário do aeroporto
A nova estrutura do anel viário do aeroporto interliga a região com a zona de expansão. O investimento total do Governo do Estado é de R$ 21 milhões, e o objetivo é desafogar o trânsito das avenidas Euclides Figueiredo, Heráclito Rollemberg e Tancredo Neves, três das principais avenidas de Aracaju, e facilitar o deslocamento dos moradores dos bairros Aruana e Santa Maria, dos conjuntos Augusto Franco e Santa Tereza, e do residencial Vila Verde.
O complexo viário tem 4.600 metros de extensão. Foram feitas obras de duplicação e iluminação das avenidas José Menezes Prudente, Padre Arnóbio (rota de fuga) e Alexandre Alcino, além da implantação de ciclovias, gramado, passeio, e da transformação do canal aberto que corria na avenida José Menezes Prudente em galeria subterrânea.
Para o morador Paulo José Garcia, que comercializa bebidas na avenida José Menezes Prudente, a transformação da via foi muito bem vinda. “Está linda, foi maravilhoso para o Santa Tereza, que estava esquecido. Tenho três anos aqui e me sinto orgulhoso de ver a iluminação que ficou bonita. Acabaram as muriçocas, pois não há mais aquela valeta. Foi um benefício grande para a população”, comemora.
De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), Valmor Barbosa, para os moradores e motoristas que trafegam naquela região, as obras já trazem benefícios. “Além de aliviar a circulação de veículos, estamos preparando toda essa área para a chegada do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional Santa Maria”, explicou, acrescentando que, três pontos de ônibus, localizados nas avenidas José Menezes Prudente e Alexandre Alcino irão servir a população.
Novo acesso de Aracaju pela Santa Gleide
Aracaju está recebendo um novo acesso na área da zona norte. O eixo rodoviário beneficiará diversas localidades de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, fortalecendo a estrutura urbana das cidades e permitindo, ainda, o alívio do fluxo atualmente existente nas avenidas Osvaldo Aranha e Tancredo Neves, principais corredores de entrada para quem chega a Aracaju pela BR-235. A previsão de entrega desta obra é dezembro.
A dona de casa, Luana Bispo dos Santos, mora há 22 anos no bairro Olaria, na Zona Norte de Aracaju, e, pela primeira vez, vê a comunidade onde foi criada passar por grande mudança. “Praticamente tudo vai melhorar. Vai facilitar o transporte e o acesso dos ônibus, e acabar nossa convivência com poeira e lama. A obra vai mudar nossas vidas. Já percebemos o interesse de pessoas em instalar comércios, o que é muito bom para gente, pois além de facilitar nosso acesso a mercadorias, ainda nos dá esperança pela geração de empregos. Vamos ver nossa comunidade se desenvolver”, diz a moradora, que reside na região com seu esposo e uma filha de 4 anos.
Para o governador Jackson Barreto, a obra de mais de R$ 20 milhões favorece a mobilidade urbana e valoriza a região.“ Essa obra fará uma ligação direta com Nossa Senhora do Socorro, beneficiando diversas localidades, trazendo mobilidade urbana e valorizando uma área que se encontrava abandonada. Enquanto eu estiver nesse governo, nossas ações serão voltadas prioritariamente aos mais carentes”, assegurou o Jackson.
O secretário de Infraestrutura destaca que já existe uma expansão imobiliária nesta área, e empresas estão comprando terrenos para fazer conjuntos habitacionais. “O poder público está dotando os espaços de infraestrutura e, como consequência, surgem emprego, renda e aumento da autoestima dos moradores”, declarou o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa.
A intervenção contempla uma rodovia com quatro quilômetros de extensão, 28 metros de largura, sendo pista dupla com quatro faixas de rolamento com largura de 3,50 m cada, acostamentos de 2 m, canteiro central com 3 m, ciclovia com 3 m e passeios com 2 m.
O prolongamento das respectivas vias vai possibilitar a formação de um novo corredor de acesso à capital sergipana, ligando a BR-235 ao centro da cidade. Quem se dirigir à capital pela Rota do Sertão, via BR-235, ou mesmo pela BR-101 Norte, encontrará esta nova via a partir do viaduto de acesso à Itabaiana.
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe