Em entrevista ao programa A8 na TV, nesta segunda-feira, 19, às 12h45, na TV Atalaia e comandado pelo jornalista André Barros, o governador Jackson Barreto voltou a cobrar dedicação do novo secretariado. “O compromisso não é comigo, é com o povo sergipano. Para estar comigo tem que servir ao povo”, afirmou.
Durante o programa, o governador disse que agora é o momento de discutir obras e nesta manhã já se reuniu com o secretário da Infraestrutura, Valmor Barbosa, e o presidente da Deso, Carlos Melo, para definir um calendário de inaugurações e inícios de obras. De acordo com ele, a inauguração do Estádio Lourival Batista, o Batistão, será no dia 4 de fevereiro às 17h e a orla do São Braz será entregue à população no dia 8 de fevereiro. Ainda em fevereiro serão inauguradas 600 casas em Nossa Senhora de Socorro. “Entre os meses de fevereiro e março, vamos inaugurar cerca de 40 obras. Trabalhamos para o melhor. Estamos trabalhando para honrar todos os nossos compromissos de campanha. Fizemos a reforma administrativa com cortes de cargos e secretarias. A situação ainda está muito difícil, mas não podemos perder a fé e ser otimista. Minha história sempre foi de muita luta, nada foi fácil”, afirmou.
Obras
Além das inaugurações, Jackson Barreto destacou a construção do Hospital do Câncer, o Centro de Reabilitação para Pessoas com Deficiência, Escolas Profissionalizantes, a exemplo da Armando Rollemberg, em Socorro, que leva o nome do pai do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e a de Nossa Senhora das Dores, rodovias, enfim, uma gama de obras que estão aceleradas e que em breve serão entregues ao povo sergipano. Todas esses investimentos são recursos do Proinvest.
Ele também citou a retomadas das obras na avenida Santa Gleide, que será uma nova avenida de acesso à saída da cidade de Aracaju indo até a BR 235. Sobre o atraso nas obras da estrada de Pirambu, Jackson esclareceu que o Iphan descobriu alguns sítios arqueológicos na região e que agora é preciso fazer estudos especiais para que o órgão federal possa emitir a licença. Outra obra citada pelo governador e que será iniciada ainda neste semestre é a que liga Itabaiana a Itaporanda d’Ajuda, bem como a retomada da obra da orlinha do Bairro Industrial. “Nunca se fez tantas obras em Sergipe como nesses últimos anos”, afirmou.
Além das inaugurações, o governador está entusiasmado com a chegada de novas indústrias em Sergipe, como é o caso da assinatura do Protocolo de Intenções com a M. Dias Branco, do Ceará, para instalar mais uma indústria de cimento em Sergipe, no município de Santo Amaro das Brotas. Jackson Barreto disse que será investido R$ 1 bilhão e durante a construção da fábrica, a previsão é de se gerar dois mil empregos. Com a indústria instalada, a previsão é de 500 empregos diretos. O governador enfatizou ainda, que o grupo recebeu todo o apoio do Governo de Sergipe para a instalação deste novo pólo cimenteiro no estado.
Educação e Saúde
Ainda durante a entrevista a André Barros, Jackson Barreto disse que se reuniu nesta manhã de segunda-feira com o secretário Jorge Carvalho, onde discutiram algumas metas para a Educação, dentre elas a elevação do Ideb (Índice de Desenvolvimento Educacional) e erradicar o analfabetismo. “Temos que ter metas, propostas e projetos de governo”, frisou.
Ele destacou também o trabalho que o secretário da Saúde, Zezinho Sobral, vem fazendo para melhorar a assistência à saúde da população. “No último fim de semana, o secretário visitou os municípios de Capela, Propriá, Neópolis, Socorro, Japoatã, o Hospital de Urgência e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, para conhecer in loco os problemas das unidades de saúde e buscar as soluções. Termos dificuldades por falta de recursos, mas estamos trabalhando”, revelou.
Para Jackson Barreto, a sua equipe tem que trabalhar empolgada e compromissada com as demandas da população, “pois o compromisso não é comigo, é com o povo sergipano; para estar comigo tem que servir ao povo”.
Eleição da Assembleia
Indagado sobre a sua participação na escolha da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe, o governador Jackson Barreto afirmou que não lançou nenhuma chapa, revelando que está conversando com todos os aliados que estão pleiteando o cargo. “Não lancei chapa e não fiz nenhuma discussão. Converso com todos os deputados que nos procuram no gabinete. Não tenho preferência por nenhum dos candidatos. Sou amigo de todos”, reforçou.
Ele disse que é uma prática comum de todos os deputados de conversarem com o governador durante a construção do processo eleitoral da escolha da presidência da AL. “Ainda faltam 15 dias para a eleição da mesa e vamos conversar com todos. Estou aberto ao diálogo”, reforçou.
Homenagem
Jackson Barreto aproveitou a oportunidade para agradecer a homenagem que o presidente do Grupo Celi, Luciano Barreto, vai fazer pela passagem dos 100 anos de sua mãe, dona Neuzice Barreto, nomeando a turma de formandos do Instituto Luciano Barreto Júnior de Neuzice Barreto.
O governador também destacou a importância da TV Atalaia na redemocratização do país, ao apoiar a campanha pela eleição do ex-presidente Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral do Congresso Nacional, em 1985. “Ao completar 30 anos da eleição de Tancredo Neves me lembro muito da TV Atalaia. Ela teve um papel, uma marca fundamental e histórica para a redemocratização do país. Estava no Congresso, votei em Tancredo e a TV Atalaia estava presente nesse processo. Foi o pontapé para a redemocratização do país”, finalizou.
Acompanhe o SENotícias no Twitter e no Facebook
Agência Sergipe de Notícias