Localizada na região metropolitana de Aracaju, a cidade de Itaporanga D’ Ajuda não registra homicídios há mais de 47 dias. Esta é a primeira vez no ano que a cidade passa um período considerável sem a ocorrência de crimes contra a vida. Segundo informações da delegada Mariana Andrade Amorim, da delegacia de Itaporanga D’ Ajuda, que é responsável também pelo policiamento da cidade de Salgado.
O último crime registrado no município foi no dia 28 de agosto, quando Edemilson Fontes Santos, 40 anos, que morava no Povoado Mata do Ipanema, e foi executado no Povoado Salvadorzinho com tiros que lhe acertaram o abdômen e um dos braços. Ele morreu local.
Segundo informações da Polícia Civil, Edemilson seguia na motocicleta quando foi abordado nas imediações do Sítio de Dona Ritinha. O moto taxista acabou atingido, possivelmente, por tiros que lhe acertaram o abdômen e um dos braços.
Considerando o período de fevereiro há setembro, foi constatada uma redução do número de homicídios na cidade quando comparado com o mesmo período do ano passado. Para a Delegada Mariana Andrade Amorim, os números são positivos e fruto do trabalho que a Polícia Civil vem desenvolvendo na cidade, com abordagens e operações ostensivas contra o tráfico de drogas, assaltos e crimes. Ela frisou que esses dados também são reflexos do trabalho preventivo realizado na região, pela Polícia Militar em parceria com a Polícia Civil.
Ainda segundo a delegada, de fevereiro a setembro deste ano foram instaurados 82 inquéritos, 31 prisões, 7 apreensões de menores e 805 boletins de ocorrência. Deste total, 7 foram relativas a crimes de homicídio e 24 por tentativas de homicídio, tráfico de drogas e roubos. “Estamos também dando uma intensificada na conclusão dos inquéritos policiais instaurados para apurar assassinatos. Já concluímos 59 procedimentos de fevereiro a setembro deste ano”, acrescentou a delegada.
Atuando no município há oito meses, a delegada reforçou que está trabalhando em parceria com a população e destacou o apoio da população. “Mesmo que de forma anônima, é preciso que as pessoas denunciem potenciais esconderijos de meliantes, pontos de tráfico, locais de desmanches de veículos e responsáveis por venda de armas de fogo”, recomendou.
Parceria
Os números foram repassados ao Portal SE Notícias pela titular da delegacia local, delegada Mariana Andrade Amorim. Segundo ela, a redução no número decorre da intensificação de operações conjuntas realizadas pelas Polícias Militar e Civil, com o apoio do Ministério Público, Poder Judiciário, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.
Denúncias
A Delegacia do município de Itaporanga, disponibiliza os números de telefones para que a população possa fazer denúncias anônimas e ajudar na solução de crimes. De acordo com a delegada Mariana Andrade Andrade, o objetivo é incentivar a sociedade a colaborar com o trabalho da polícia. “O serviço é gratuito e totalmente sigiloso”, ressalta. Os números são 3264-2651 ou 181.
Estrutura
A Delegacia de Itaporanga é composta por uma delegada (também é responsável pela cidade de Salgado), 04 agentes plantonistas, 03 agentes de expediente, um escrivão e um estagiário de direito.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta pelo Facebook
Redação SE Notícias