A Brigada Itinerante da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) marcou presença no município de Itaporanga D’Ajuda nesta sexta-feira (11) para auxiliar no combate ao Aedes Aegypti. Foram 82 agentes, 10 coordenadores e mais 20 agentes de endemias do município para visitar as residências, divididos em quatro turmas.
De acordo com a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, a ação aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, funcionando como um reforço ao que já é desenvolvido pela administração da cidade. “É um trabalho conjunto com os agentes de saúde. Intensificamos as ações nas áreas onde o índice de infestação for maior, destruindo criadouros e realizando tratamento com larvicida”, informou.
Além da ação efetiva, os agentes de endemias realizaram um trabalho educativo, tanto com os moradores que recebem a visita dos profissionais, quanto em algumas escolas do município. “A atividade com as crianças e jovens surte um efeito bastante positivo porque eles se tornam multiplicadores de informações. Sabemos que a prevenção é o melhor remédio contra as três doenças”, ressalta Sidney Sá.
Com grande área territorial, o cuidado em Itaporanga deve ser redobrado. A secretária de Saúde no município, Elisônia Lisboa, afirma que a equipe está fazendo todo o possível para conscientizar a população sobre o que é a doença e como combatê-la.
“Estamos em alerta, pois somos sabedores que a medicina curativa ainda está distante de um tratamento rápido e adequado, sendo então, a melhor maneira de nos livrarmos deste problema a união forças para combater o mosquito desde seu nascedouro, que pode ser a nossa própria casa”, falou em tom de alerta a secretária de Saúde, Elisônia Lisboa.
A prefeita de Itaporanga, Maria das Graças (Gracinha), exaltou a importância deste trabalho. “O mosquito não é brincadeira, então os trabalhos de prevenção e educação da população em relação à doença é de extrema importância. E a responsabilidade do combate é de todos. Junte-se a nós e seja mais um combatente na brigada Todos contra o mosquito”, conclamou a prefeita Gracinha.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
SENotícias, com informações da Funesa