A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda realizou nesta quarta-feira (12), no auditório da Câmara de Vereadores, a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil. A Conferência tem por finalidade mapear os riscos e a realidade do município no que tange a ocorrência de desastres, propor princípios e diretrizes para sua redução e melhorar a qualidade de vida da população.
Com auditório lotado, dezenas de pessoas puderam conhecer as formas de se prevenir contra desastres na palestra proferida pelo Capitão Queiroz, representante da Defesa Civil. Ele abordou a Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o sistema nacional.
A prefeita Maria das Graças (Gracinha), que fez a abertura do evento, conclamou a comunidade local a respeitar as orientações da Defesa Civil como forma de prevenção de acidentes e de construção de uma cidade melhor e mais seguro para todos.
“Defesa Civil e Corpo de Bombeiros são essenciais para a defesa e segurança do cidadão. Por isso, é muito importante que cada cidadão siga as orientações desses órgãos para evitarmos futuras tragédias e prepararmos uma cidade mais segura, do ponto de vista da engenharia. Todos devem seguir essas orientações, evitando, por exemplo, construções em áreas de risco, ou seja, condenadas pelos órgãos de fiscalização”, salienta a prefeita.
Representando a Secretaria Municipal de Assistência Social, a médica Elma Regina destacou a importância da Conferência para a cidade e a população que nela reside.
“Esta é uma ferramenta muito importante na antecipação de determinados acontecimentos no município, que proporciona a preservação de vidas. Tenho certeza que todos saíram daqui muito mais conscientes de suas responsabilidades”, disse Dra. Elma.
A Conferência também serviu para estimular a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à proteção e defesa civil. A primeira Conferência foi preparatória para a Conferência Estadual e 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, que vão acontecer em Aracaju e Brasília, respectivamente.
Entre os principais eixos temáticos debatidos, destaques para a gestão integrada de riscos e respostas a desastres, integração de políticas públicas relacionadas à proteção e defesa civil e gestão do conhecimento em proteção e defesa civil, entre outros.
Participação
Além da comunidade que lotou o auditório da Câmara, a Conferência teve ainda as presenças do Secretário Municipal de Obras, Igor Sobral; secretário de Indústria e Comércio, Cesar de Bebé; Jane Alves, coordenadora da comissão organizadora da Conferência; Talita Costa, coordenadora do CRAS; Bráulio Lima, diretor da Secretaria Municipal da Cultura, e os vereadores: Mariza da Mata, presidente da Câmara; Joelson Bocão e Marcelo Anchieta.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
TDantas Comunicação