A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, para marcar as comemorações do Dia Internacional da Mulher, realizou na manhã desta sexta-feira, 8, no auditório do Clube Municipal, uma homenagem especial às mulheres itaporanguenses.
As homenagens foram iniciadas pela prefeita de Itaporanga, Maria das Graças (“Gracinha”), que parabenizou as mulheres, inclusive, entregando uma flor a cada uma como símbolo de amor, gratidão, respeito e carinho pela mulher.
Na ocasião, a Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SEPM), em parceria com a Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, realizou palestra com o tema ‘Mulher, Saiba Prevenir’, como forma de destacar a importância da prevenção de doenças que afetam diretamente a mulher, além de temas voltados à necessidade do enfrentamento à violência doméstica.
Para a secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Elma Regina Araújo Amorim, o evento buscou reconhecer a importância da mulher no contexto social, mas também orientá-las sobre doenças sexualmente transmissíveis e o monitoramento da pressão alta, além da importância do combate à violência contra a mulher.
“Aqui nós estamos homenageando aquelas que são a essência de nossas vidas, reconhecendo a importância que cada uma dessas mulheres tem na sociedade. E em um momento como este não poderíamos deixar de orientá-las, tanto na área da saúde como também na social, a exemplo do combate a violência contra a mulher. Este é um momento especial para todas nós mulheres por tudo o que representamos na sociedade”, observou.
A prefeita Gracinha enfatizou a capacidade da mulher no serviço público e destacou os avanços já conquistados no mercado de trabalho.
“A mulher, graças a Deus, tem avançado bastante em seus direitos, mas precisamos avançar ainda mais. A mulher é muito competente em tudo que faz, seja como dona de casa, mãe, esposa e trabalhadora. No serviço público, por exemplo, a mulher tem demonstrado uma capacidade excepcional, capaz de fazer inveja a qualquer homem. Nós já valorizamos a mulher funcionária pública e estamos trabalhando para reconhecer cada vez mais a sua capacidade”, reconheceu Gracinha.
O evento contou com centenas de mulheres, além de profissionais de saúde, vereadores e autoridades locais.
Ascom/Itaporanga