Itaporanga D´Ajuda foi um dos 18 municípios sergipanos a aderir ao Cofinanciamento dos Serviços da Assistência Social, nesta terça-feira (15), no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, com a presença da prefeita Maria das Graças (Gracinha).
Os repasses, que atendem a uma demanda histórica para a evolução dos serviços de assistência social, vão auxiliar no atendimento a população, principalmente nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e nos Centros Especializados de Assistência Social (Creas). Mais de R$ 500 mil serão distribuídos entre os municípios participantes do programa, para auxiliar a prestação dos serviços socioassistenciais.
Em Itaporanga os recursos deverão ser aplicados em serviços básicos para prevenir a violação de direitos sociais; na média complexidade para assistir jovens em conflito com a lei, e na alta complexidade para beneficiar com abrigos institucionais e casas-lares crianças e adolescentes que perderam os vínculos familiares.
Para a prefeita de Itaporanga D´Ajuda, Maria das Graças (Gracinha-PSDB), o projeto representa uma iniciativa importante para o município avançar nos indicadores sociais. “Nós que sempre tivemos um carinho enorme pela área social, avaliamos esta parceria do governo com a prefeitura como um reforço para avançarmos ainda mais nas políticas sociais. Sempre trabalhei pela área social e nesta nossa segunda gestão temos o social como prioridade”, destacou Gracinha.
A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, destacou a importância da parceria do Estado com os municípios, reconhecendo a luta dos novos gestores pelo avanço dos indicadores sociais. “Este é um avanço importante para a execução das políticas sociais em Sergipe e consequentemente o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). E este avanço não depende somente da Secretaria de Inclusão Social, mas de todos nós juntos, prefeituras e estado. E neste sentido, tenho certeza que todos os novos prefeitos, a exemplo da prefeita Maria das Graças, vão trabalhar para avançar mais ainda nesta área tão importante”, reconheceu.
Para ter acesso ao cofinanciamento estadual, a Prefeitura de Itaporanga apresentou devidamente preenchido o Plano de Ação disponibilizado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, órgão gestor estadual da política de assistência social.
Com a assinatura do convênio, os recursos serão transferidos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) e creditados em conta bancária específica, vinculada ao Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) de Itaporanga D´Ajuda.
Da Ascom/Itaporanga