Por Arthur Costa, Globo Esporte, em Taubaté, SP
Em jogo de dois tempos distintos, o Itabaiana fez valer sua superioridade no primeiro tempo para vencer o Taubaté por 2 a 1 na manhã deste sábado no estádio Joaquim de Morais Filho, em Taubaté, pela abertura do Grupo S da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com dois gols em lances de bola parada, a equipe sergipana abriu boa vantagem os 45 minutos iniciais. Mesmo com o apoio da torcida, o Burro da Central não foi capaz de se recuperar na etapa final sob um calor de 31ºC com sensação térmica de 35ºC.
Com a vitória, o Itabaiana assume a liderança provisória da chave com três pontos e aguarda o jogo de fundo entre Cruzeiro e São José-AP para saber em que posição fica ao final da primeira rodada.
As equipes voltam a campo na quarta-feira, 8. O Taubaté encara o São José-AP às 14h. Itabaiana tem pela frente o Cruzeiro às 16h.
Gol no início muda partida
O jogo começou movimentado no Joaquinzão, com as equipes em alta velocidade nos primeiros minutos. Correria que acabou aos dois minutos, quando Carlos dobrou falta na área taubateana e contou com o desvio torto do lateral Leandro Boca que, canhoto, mandou de direita para o fundo do próprio gol na tentativa de cortar o perigo. O ritmo da partida caiu bem após a abertura do placar. O Taubaté mostrava pouca inspiração no setor ofensivo, pressionado pela torcida da casa. Já o Itabaiana mostrava muita disciplina tática na defesa, barrando as tentativas taubateanas com certa facilidade.
Depois dos 35 minutos, o Taubaté encontrou seu jogo, apostando nas jogadas individuais e com perigosas cobranças de falta. Aos 38, o zagueiro Rafael mostrou desenvoltura no ataque. Ele passou pela marcação de seu adversário na entrada da área e carimbou o travessão em um belo chute de direita. Dois minutos mais tarde, Rairan perdeu grande chance de cabeça dentro da área. Mas quando os taubateanos viviam seu melhor momento no jogo, o Itabaiana ampliou sua vantagem aos 41 minutos. Em lance semelhante ao primeiro gol, Jiva cobrou falta para a área do Burro e, após corte parcial da defesa, Jiva empurrou ao gol vazio.
Burro melhora, mas para na defesa sergipana
Os taubateanos voltaram melhores para a segunda etapa, com o apoio da torcida. Com o centroavante Carioca como novidade para o segundo tempo, o time ganhou mais presença no campo ofensivo e balançou a rede aos 14 minutos, com Marcelo, depois de jogada individual na grande área. Diferentemente da primeira etapa, o Itabaiana tinha dificuldade para marcar os donos da casa, sofrendo com a nova formação do Burro, com três homens de frente. O perigoso contragolpe do time sergipano já não era eficaz.
Mas na parte final da partida, a sensação era de que o calor acabou com o ímpeto dos taubateanos, que não conseguiram superar a defesa do Itabaiana para arrancar o empate.