A situação caótica da saúde no município de Aracaju foi abordada hoje, 25/2, pelo vereador Iran Barbosa, do PT, na Câmara Municipal da Capital. Iran lembrou que, desde a semana passada, profissionais da área de saúde, como enfermeiros e agentes de combate a endemias, vêm se mobilizando na tentativa de terem várias de suas pautas atendidas pela Administração, mas em sucesso. E agora, são os médicos do município que anunciam uma possível paralisação de suas atividades em função das péssimas condições salariais e, principalmente, de trabalho.
“É uma greve anunciada em que os próprios médicos têm tentado evitar que ela aconteça, em função das necessidades da população, mas chega um momento em que é impossível evitar, porque não se resolveram as questões pendentes”, disse o vereador.
Iran Barbosa destacou que ontem, na atividade de comemoração dos 34 anos do Partido dos Trabalhadores, a maior parte das abordagens que recebeu das pessoas era para reclamar do atendimento nos postos de saúde de Aracaju. E para o petista, tentar tratar dos problemas nas unidades de atendimento responsabilizando os médicos, como se estes fossem os responsáveis pelo caos que está instalado, é querer esconder a verdadeira realidade que a população enfrenta no seu cotidiano.
UPA Nestor Piva: faltam medicamentos e insumosO parlamentar elencou inúmeras denúncias relativas à situação existente em postos de saúde municipais, encaminhadas aos seu mandato, e que, ressaltou, precisam de averiguação, mas também, destacou o Ofício 23/2014, encaminhado pelo do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe, apontando graves problemas existentes na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Nestor Piva, na Zona Norte, e sem solução há bastante tempo.
“A escala de médicos está completa, mas as informações dão conta de que faltam vários tipos de medicamentos, o aparelho de Raio-X está quebrado, a máquina de ECG está quebrada, a de ultrassonografia também está quebrada, e até um ventilador que serve à UPA foi levado para ser utilizado no Projeto Verão, e isso precisa ser verificado”, defendeu.
Ainda apontando elementos colhidos pelo Sindimed, juntamente com representação da OAB de Sergipe e do Conselho Regional de Medicina, Iran Barbosa apontou que as vagas para pacientes graves estão reduzidas a duas, e mesmo assim não podem ser utilizadas porque estão sendo ocupadas por pacientes que deveriam estar em uma UTI, mas como não conseguem remoção para o HUSE, permanecem no Nestor Piva; escalas médicas incompletas e em desacordo com o número de profissionais; falta profissional técnico na Ortopedia e vários setores estão sem funcionar por falta de insumos para o atendimento, entre outros graves problemas.
“Quero aqui fazer um apelo ao governo municipal. Sabemos da complexidade que envolve as questões da saúde, sabemos que muitos desses problemas não são recentes, mas são necessárias iniciativas que visem mitigar esses problemas”, apelou o petista.
“A população não aguenta mais a realidade da saúde, uma realidade que abandona completamente a cidadania e nós precisamos de alternativas urgentes para isso. Porque não são os profissionais da área da saúde que são irresponsáveis com a população. Se tem algum caso, ele deve ser tratado como exceção, porque a maioria desses profissionais cumpre com o seu dever, mas as condições de trabalho é que não permitem um atendimento adequado”, concluiu o vereador.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da Agência Sergipe de Notícias