Diante da grande quantidade de pacientes que apresentam dores ou problemas na coluna, o Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco, do Ipesaúde, vai contar agora com um reforço na área médica, mais precisamente na neurológica. A partir da proxima semana, o médico neurocirurgião Ricardo Mota passará a atender, todas as quartas-feiras, no Centro de Reabilitação, principalmente no que se refere a questões de coluna.
O doutor Ricardo Mota tem um diferencial que é a defesa pelo tratamento conservador, ou seja, baseado em tratamentos e evitando ao máximo os procedimentos cirúrgicos. O médico explicou que, o importante é que seja feita uma individualização da terapia a cada paciente e dessa forma, com as ferramentas que o ambiente possua, dar o melhor tratamento, de forma que mesmo sendo um caso cirúrgico, ele sinta uma melhore na qualidade de vida. “É importante reabilitar os pacientes para que eles consigam retornar o mais rápido possível as atividades laborais”, concluiu.
A coordenadora do centro de reabilitação, Márcia Fonseca disse que a presença do médico no local trará mais facilidade e eficacia aos tratamentos, por acompanhar de perto os pacientes. “Ele consulta o paciente, indica o tratamento e ainda irá acompanhar essa evolução passo a passo, trocar ideias sobre os encaminhamentos, se necessário até mudar, por exemplo, o fisioterapeuta perceber que não está tendo resultado, vai lá, conversa, troca ideia. Será um tratamento individualizado para esse paciente”, diz.
“Nós faremos uma vez por mês debates com todos os profissionais para esclarecer os casos dos pacientes que ele e os demais profissionais estão atendendo e discutir os encaminhamentos”, conclui Márcia.
A fisioterapeuta e auditora do Ipesaude, Licia Diniz, destaca que o médico tem a compreensão de que muitas dores na região lombar e na coluna tem origem emocional, então lá ele já pode indicar o psicólogo, uma terapia ocupacional e até um psiquiatra, pois a dor não é só física e ele tem esse discernimento.
Estatísticas
O Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco passou por ampla modernização nos últimos anos resultando em um aumento considerável do número de pacientes. Para se ter uma ideia, em maio de 2015 foram 1.781 atendimentos, no ano seguinte, 2016 foram 3.238 e neste ano, 2017, o numero dobrou para 6.200 atendimentos. A média no ano de 2017 é de 5 mil atendimentos ao mês. “ Na medida que melhoramos nossos serviços, e que os ampliamos, o usuário do Ipesaude tem nos procurado mais, os médicos tem indicado também e estamos nos dedicando a cada dia para fazer o melhor”, concluiu Licia.
Serviço
A unidade do Ipesaúde oferece Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, dentre outras especialidades voltadas ao atendimento adulto e pediátrico. Os profissionais atuam no tratamento ortopédico, neurológico, reabilitação do trato urinário, RPG e condicionamento físico para a completa reabilitação dos pacientes que necessitam retornar a rotina, além da incorporação de hábitos saudáveis. O Centro de Reabilitação está situado à rua Dom José Thomaz, 339, bairro São José. Informações mais detalhadas podem ser obtidas pelo 3214-3702, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 07h as 17h.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por ASN