A WN Serviços é um bom exemplo de que perseverança, comprometimento e trabalho são quesitos fundamentais para quem quer crescer no mundo dos negócios. A empresa, fundada em 2002, transformou-se em um dos casos de sucesso da Rede PetroGás Sergipe, atuando em cinco estados. “Mas a jornada foi longa”, destaca o empresário José Williames, fundador do empreendimento.
“Começamos como micro empresa, com um funcionário, prestando serviços de limpeza predial e manutenção de áreas verdes”, explica José Williames. Segundo o empresário, participar do Projeto Petróleo e Gás, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Petrobras, e ter entrado na Rede Petro Sergipe foram fundamentais para o desenvolvimento do negócio. “Foi perfeito, pois percebemos a necessidade de investir em capacitação e participar de ações de acesso a mercado. Começamos a enxergar que preço competitivo e qualidade são bastante importantes para quem almeja sucesso no mundo empresarial”, alerta.
Capacitação
Os primeiros treinamentos foram básicos, sobre temas como Aprender a Empreender, Cinco S e Informática. Com o tempo foi evoluindo nas capacitações até chegar a conquistar a ISO 9001, que trata a questão da Gestão de Qualidade. E a empresa não parou só nessa certificação, a WN, juntamente com outras empresas da Rede Petro, está participando do processo para conquistar as certificações ISO 14001 e a OHSAS 18001, que tratam do Meio Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho.
“A WN já está no final do processo para conquistar essas outras duas certificações. Em março a empresa inicia a auditoria com a organização certificadora contratada pelo Sebrae. A empresa que possui as três certificações se enquadra no SGI – Sistema de Gestão Integrada, e passa a ter uma visibilidade muito maior no mercado nacional e internacional”, explica Ana Nunes, gestora pelo SEBRAE do Projeto Petróleo e Gás.
Para José Williames, ter uma gestão com qualidade é primordial para a empresa. “Com o Sistema de Gestão Integrada teremos condição de administrar o empreendimento de uma maneira ainda mais eficiente, identificando o potencial de cada colaborador e potencializando nossa mão de obra”.
Um bom exemplo é o caso da colaboradora Leda santos, que está há seis anos na WN. “Comecei como auxiliar de serviços gerais, hoje sou responsável pela coordenação de aquisição. Estou responsável por todo processo de compras, que vai do papel higiênico a equipamentos diversos, como uma plataforma elevatória”, diz satisfeita a funcionária.
Parcerias
Integrante da Rede PetroGás Sergipe desde o início, a WN já participou de várias missões para feiras e eventos como a Rio Oil & Gaz, Brasil Off Shore, PETRONOR. Segundo o empresário, o projeto Petróleo e Gás, desenvolvido pelo Sebrae e Petrobrás, tem dado todo suporte para os integrantes da Rede Petro Sergipe crescerem.
“Como integrante da Rede Petro e da PENSE – Associação das Empresas de Petróleo, Gás e Energia de Sergipe, tenho condição de firmar parcerias com outros empreendimentos, viabilizando a troca de experiências, acesso a novos conhecimentos e clientes. Muitas vezes indico um cliente com potencial para um determinado parceiro da Rede Petro, como também parceiros da Rede indicam os serviços da nossa empresa para outros grupos empresariais”, alerta o empresário.
Segundo a empresária Ana Mendonça, integrante da Rede Petro e presidente da Pense, a história da WN é um típico caso de sucesso empresarial. A WN sempre participou efetivamente das ações pertinentes à Rede Petrogás Sergipe.
“Durante esse período pudemos observar o crescimento da empresa expandindo seus serviços de forma competente pelo nosso país. Como cliente da WN a qualidade dos serviços oferecidos nos fez tornar cativos. A nossa Associação das Empresas de Petróleo, Gás e Energia do Estado, a PENSE, conta com a WN como associado desde a sua criação, participando das reuniões, contribuindo com ideias inovadoras para a evolução da associação e das empresas”, destaca Ana Mendonça.
Mercado
Além das missões técnicas, os empreendedores ligados a Rede Petro têm oportunidade de participar de várias Rodadas de Negócios nacionais e internacionais, onde é possível prospectar mercado. “Participar dessas missões e rodadas abre portas, é possível firmar novas parcerias comerciais. Hoje a WN atua em Sergipe e nos estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia e São Paulo. No Sudeste já trabalhamos em Cubatão, mas nosso interesse é ampliar mercado na Região”, diz Williames.
Além dos serviços de limpeza predial e manutenção, a empresa trabalha com limpeza industrial, fornecimento de mão de obra qualificada, dedetização, fossa séptica, limpeza de reservatórios e recuperação de áreas degradadas. “Também estamos começando a atuar no mercado de administração de condomínios”, explica o empresário.
Ofertante a Ancora
Um bom exemplo do crescimento da WN Serviços no mercado é o caso da Rodada de Negócios dos Segmentos Petróleo, Gás, Energia, Mineração e Construção Civil, realizada todos os anos em Sergipe. Até a sétima edição do evento a WN participava como empresa ofertante de bens e serviços. Já na oitava e nona edições, realizadas em 2013 e 2014, a empresa começou a participar da Rodada como Ancora, a procura de novos fornecedores, junto com grandes empreendimentos como a Vale e Votorantim. “Foi um experiência marcante, serviu como aprendizado sobre como se posicionar com os vendedores de produtos e serviços”, alerta José Williames.
Para Emanoel Sobral, superintendente do Sebrae, o caso da WN é um exemplo claro de empresário que investe em conhecimento e se sobressai no mundo dos negócios. “José Williames soube aproveitar bem as oportunidades, participando da Rede Petro e do Projeto Petróleo e Gás. Investiu em conhecimento como forma de se destacar no mercado e conseguiu espaço. Sabe gerir bem seu negócio e está crescendo”, destaca.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Unidade de Comunicação e Marketing do Sebrae em Sergipe