Por GloboEsporte.com
Um dos maiores boxeadores da história do país, Maguila segue internado na Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo. No hospital desde abril, o ex-campeão mundial dos pesos pesados enfrenta outros problemas além da pneumonia e desitratação que o levaram para os médicos. Segundo a revista Veja, Maguila está com um tumor no pulmão e sofre com uma infecção.
A esposa do ex-atleta, Irani Pinheiro, acompanha de perto a situação de Maguila e está bem assustada:
– Estes têm sido os piores dias da minha vida, mas tenho certeza que ele vai sair desta – resumiu.
O tumor está no pulmão direito e mede 2,6 centímetros de largura e 2,1 de altura. Ainda não se sabe se o tumor é maligno ou benigno. O geriatra que está tratando Maguila é Renato Fabbri, que explica a piora no quadro do ex-pugilista:
– É um dos problemas típicos de uma internação de longa duração. A imunidade mais baixa permite o ataque de doenças oportunistas. Já vi pacientes com casos mais graves voltando para casa, mas isso depende de certa infraestrutura na residência, que precisa ter um esquema de home care, com equipe de enfermeiros e uma nutricionista, entre outras coisas – explicou o geriatra.
Segundo a reportagem, pessoas próximas ao ex-boxeador dizem que ele se mostra muito sonolento, mas animado, como contra Josmar Bueno, amigo de Maguila:
– Mesmo com a dificuldade de falar, ele tem aquela coisa de fazer umas tiradas, bolar umas frases engraçadas, continua brincalhão. Sempre foi assim e é bom que continue, para, quem sabe, deixar o hospital mais rápido – contou o amigo.
A última vez que Maguila apareceu em público foi no dia 20 de abril, no enterro do narrador Luciado do Valle. Em 2009, tentou iniciar uma carreira como cantor e, no ano seguinte, se candidatou, sem sucesso, para deputado federal. O ex-pugilista foi diagnosticado há quatro anos com Mal de Alzheimer e também sofre com demência pugilística, um trauma no cérebro muito comum entre ex-boxeadores.
Adilson Maguila Rodrigues está com 56 anos e deixou os ringues em 2000, com 77 vitórias, 61 delas por nocaute, em 85 lutas.