Em comemoração ao Dia das Crianças, o Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) preparou uma ação especial de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para os cidadãos que têm entre zero e 12 anos. A ação acontece nos dias 10 e 11 de outubro, das 7h às 17h, na sede do IIWSG, que fica localizada na rua Porto da Folha, nº 345, no bairro Getúlio Vargas, na região central de Aracaju. Serão atendidas 200 crianças por dia, sendo 100 pela manhã e as outras 100, pela tarde. O responsável legal também terá direito ao atendimento para emissão da CIN. Para o atendimento, é preciso seguir os protocolos delimitados pelo Instituto de Identificação.
De acordo com o diretor do IIWSG, Jenilson Gomes, a iniciativa busca oferecer um serviço mais acessível à população, garantindo a emissão de documentos de identificação para as crianças e seus responsáveis, facilitando o acesso aos direitos básicos e à cidadania. “É uma programação que é uma iniciativa da nossa própria equipe, que se juntou para fazer a semana da criança aqui na sede do Instituto de Identificação”, enfatizou.
Jenilson Gomes ressaltou que é um trabalho que envolve um esforço das equipes do IIWSG para garantir o atendimento tanto às crianças, quanto ao responsável legal. “Então, nossas equipes estão atuando para garantir que não somente a criança seja atendida, mas também a mãe ou o pai que o acompanha também possa ter o atendimento”, evidenciou.
Procedimento
Para as crianças menores de dois anos, não é necessário o agendamento. Já para as crianças com mais de dois anos, é necessário que o responsável legal entre em contato com o (79) 3194-2400. “Os menores de dois anos o atendimento é porta aberta, bastando apenas chegar na sede do Instituto de Identificação”, descreveu Jenilson Gomes.
Dentre os atendimentos voltados às crianças, a prioridade é para os cidadãos autistas ou com síndrome de down. “O atendimento sempre será prioritário para o Instituto de Identificação”, ressaltou Jenilson Gomes, diretor do IIWSG.
Documentos obrigatórios
Para emissão da Carteira de Identidade Nacional, no caso das crianças, é preciso comparecer à sede do IIWSG com a Certidão de Nascimento e o CPF atualizado, caso já possua. Já no caso dos responsáveis legais, além do CPF, também é preciso levar a Certidão de Nascimento ou a Certidão de Casamento, se já foi ou é casado. Caso o cidadão seja divorciado, é fundamental que essa informação esteja averbada na certidão de casamento, da mesma forma os casos de viuvez.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: SSP SE