Do G1, em São Paulo
A Funrio anunciou na noite desta quarta-feira (20) em um comunicado em seu site oficial que aplicará novamente as provas do concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para todos os cargos, e não somente para analista do seguro social nas formações em tecnologia da informação, fisioterapia, engenharia civil e administração, que haviam sido anuladas. A data do exame está prevista para 9 de fevereiro, no turno da tarde.
O concurso do INSS oferece 300 vagas, sendo 274 para ampla concorrência e 26 para candidatos com deficiência. O salário é de R$ 7.147,12. São 164.209 candidatos inscritos (veja estatísicas por superintendências e formações).
A organizadora havia remarcado provas para quatro cargos para as formações em tecnologia da informação, fisioterapia, engenharia civil e administração depois que candidatos a estas vagas tiveram problemas de insuficiência de cadernos de provas e confusão em locais de provas, entre outros. A nova prova seria feita no dia 8 de dezembro, mas com a decisão anunciada na quinta-feira, a aplicação ficou para 9 de fevereiro de 2014 juntamente com as provas para as demais formações.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
De acordo com a Funrio, após reunião com representantes do INSS, chegou-se à conclusão de que seria melhor aplicar a prova para todos os cargos e não somente para as 4 formações que tiveram registro de problemas. Segundo a Funrio, candidatos não estavam entendendo por que a prova iria ser novamente aplicada para uns e para outros não.
Serão convocados para realizar o novo exame apenas os candidatos que compareceram à prova do dia 13 de outubro.
Novo cronograma
O novo cronograma estará disponível no endereço eletrônico www.funrio.org.br, na página do concurso, nas guias Publicações e Cronogramas, a partir desta quinta-feira (21).
O conteúdo programático do edital está mantido para a prova marcada para o dia 9 de fevereiro, assim como as cidades das provas. A prova objetiva será aplicada em 98 cidades listadas no anexo III do edital.
O candidato convocado poderá solicitar alteração da cidade onde deseja realizar a prova até o dia 9 de dezembro, encaminhando um e-mail para: trocacidadedeprova.inss@funrio.org.br, tendo como assunto “Solicitação de alteração da cidade de prova”, informando seu nome, nº de inscrição, identidade, CPF e a cidade onde deseja realizar a prova.
O candidato convocado que não desejar realizar a nova prova poderá solicitar a devolução da taxa de inscrição paga até o dia 9 de dezembro, enviando e-mail para: devolucaotaxa.inss@funrio.org.br, tendo como assunto “Devolução da taxa de inscrição”, informando seu nome, nº de inscrição, identidade, CPF e dados bancários para depósito (banco, conta corrente e agência), ressaltando não ser permitida a apresentação de conta poupança.
O concurso
As disciplinas de todos os cargos são língua portuguesa, ética no serviço público, noções de informática, noções de administração, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional e noções de direito previdenciário.
O cargo com o maior número de inscrições efetivadas (11.080) é o que exige formação em direito destinado à Superintendência Sudeste I do INSS, que tem sede em São Paulo. Os mais de 11 mil inscritos vão concorrer a 9 vagas de ampla concorrência, além de uma vaga destinada às pessoas com deficiência. Na sequência estão os que concorrem também às vagas com formação em direito para a Superintendência Nordeste (11.038), com sede em Recife, e Sudeste II, sediada em Belo Horizonte (9.272).
Veja as estatísticas por áreas:
Estatística – 385 inscritos
Ciências contábeis – 13.123 inscritos
Direito – 47.711 inscritos
Administração – 36.265 inscritos
Engenharia civil – 4.148 inscritos
Engenharia mecânica – 1.674 inscritos
Engenharia elétrica – 2.011 inscritos
Engenharia de telecomunicações – 603 inscritos
Engenharia com especialização em segurança do trabalho – 2.009 inscritos
Arquitetura – 2.630 inscritos
Tecnologia da informação – 8.460 inscritos
Terapia ocupacional – 2.269 inscritos
Pedagogia – 12.699 inscritos
Psicologia – 12.517 inscritos
Jornalismo – 1.570 inscritos
Publicidade e propaganda – 911 inscritos
Fisioterapia – 12.613 inscritos
Letras – 2.611 inscritos
As cidades de maior concentração de candidatos são: Brasília (11.830), São Paulo (8.999), Belo Horizonte (6.520) e Recife (6.040). As cidades com a menor concentração de candidatos são: Tefé (51), Diamantina (269), Ouro Preto (328) e Canoas (344).
As atividades do analista são instruir e analisar processos e cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários; proceder à orientação previdenciária e atendimento aos usuários; realizar estudos técnicos e estatísticos; executar, em caráter geral, as demais atividades inerentes
às competências do INSS.
As vagas são distribuídas nas seguintes áreas de formação: estatística, administração, ciências contábeis, direito, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de telecomunicações, engenharia com especialização em segurança do trabalho, arquitetura, tecnologia da informação, terapia ocupacional, pedagogia, psicologia, comunicação social (jornalismo e publicidade e propaganda), fisioterapia e letras.
As vagas estão distribuídas nas Superintendências Regionais e Administração Central:
Superintendência Regional Norte Centro-Oeste (circunscrição AC, AM, AP, DF, GO, MS, MT, PA, RO, RR e TO), Superintendência Regional Nordeste (circunscrição PE, AL, BA, CE, PB, RN, SE, MA e PI), Superintendência Regional Sudeste I (circunscrição SP), Superintendência Regional Sudeste II (circunscrição MG, ES e RJ), Superintendência Regional Sul (circunscrição SC, PR e RS) e Administração Central (circunscrição Brasília).
Os candidatos poderão ser lotados em quaisquer unidades subordinadas às
Superintendências Regionais para qual concorre, de acordo com o interesse da administração
O concurso tem a validade de um ano, que pode ser prorrogada por igual período.