Estão abertas, até o dia 10 de outubro, as inscrições para o 5º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba. Sergipe participa pelo quarto ano consecutivo do evento, que acontecerá em 10 de dezembro, reunindo mais de 20 cidades já confirmadas em todo o Brasil e exterior. Em Aracaju, ela será mais uma vez realizada na Praça General Valadão, em frente ao Centro Cultural de Aracaju, com o apoio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).
As inscrições são gratuitas e a participação é voluntária. Podem se inscrever cantoras, instrumentistas e profissionais para a equipe técnica, nas áreas de audiovisual, mídias sociais, som, iluminação; e de produção. As vagas disponíveis estão descritas em formulário de inscrição publicado na BIO do perfil do Coletivo Sergipano Mulheres no Samba no Instagram: @mulheresnosamba.se, que também pode ser acessado diretamente no link https://m5.gs/dWhOam. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (79) 99151-0576.
De acordo com Pétala Tâmisa, baixista do grupo Samba de Moça Só e membro do Coletivo Sergipano Mulheres no Samba, a tradição anual do encontro vem criando uma rede de intercâmbio cultural entre as artistas, profissionais da cultura e o público, aumentando a força feminina no samba. “É um espaço muito importante de valorização ao trabalho feminino e de defesa da ocupação de espaços pela mulher na música. Tem sido gratificante ver como essa força vem sendo disseminada, ano a ano, de modo que não temos mais como deixar de participar do evento anual, que foi onde tudo começou”, conta Pétala.
Em todas as edições do Encontro, uma mulher do samba é homenageada nas rodas de todo o país, que acontecem simultaneamente a partir das 17h, presencialmente e com transmissão pela internet, em tempo real. Este ano, a sambista escolhida é Tia Surica, cantora e intérprete de samba-enredo, matriarca da velha-guarda da Portela, primeira mulher a se tornar presidenta de honra da escola.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Rebecca Melo