As inscrições para a 14ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) estão abertas. De 31 de março a 23 de maio, os realizadores podem inscrever suas produções pelo site www.curtase.org.br. O festival acontece em Aracaju, de 8 a 13 de setembro.
A novidade deste ano é que todo o processo de inscrição será feito pela internet. Após preencher o formulário, o realizador enviará o material também via web. Tudo será feito pela plataforma Movibeta-Curta-SE. É necessário que o realizador se inscreva na plataforma e localize a seção do Curta-SE no site.
A seção está dividida em duas áreas. Uma é destinada a distribuidoras e realizadores brasileiros, que são isentos de pagamento de taxa pelos serviços da plataforma. A segunda seção é específica para estrangeiros, cujo custo do envio do material vai variar entre 1,5 £ e 4 £ (1,50 e 4 euros).
“Antes, o realizador preenchia um formulário no site e depois enviava o filme por correio ou transportadora. Além de acarretar mais custos financeiros, era mais trabalhoso para o realizador que nem sempre finalizava o processo. Agora, basta que ele faça o upload pela plataforma, que imediatamente recebemos o material on line”, frisou Rosângela Rocha, diretora executiva do festival.
Todo o conteúdo fica registro à organização do festival. Os jurados terão acesso somente às vídeos que julgarão. “Isso facilita o trabalho da comissão julgadora porque a curadoria poderá assistir às produções simultaneamente a um click. Antes, esse trabalho era feito de maneira fragmentada por cada curador, que revezavam os filmes que estavam assistindo”, explicou Rosângela.
A diretora enfatizou que qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo telefone (79) 3023-7092/3041-8563 ou pelo endereço eletrônico curtase.mostras@gmail.com
Festival
Para as mostras competitivas, serão selecionados até 55 filmes, entre as categorias cinema digital iberoamericano (até 20 filmes); vídeo de bolso (até 10 filmes), videoclipe (até 10 filmes), vídeo sergipano (até 10 filmes), e longa-metragem (até 5 filmes). Além desses, as melhores pontuações que não se classificarem serão exibidas nas mostras informativas. No ano passado, o festival recebeu 573 inscritos e alcançou o recorde no recebimento de inscrições de outros países e de vídeos sergipanos
Fonte: Casa Curta-SE