Quem tiver interesse em participar do concurso para escrivão e agente de polícia judiciária da Polícia Civil de Sergipe deve se apressar. As inscrições estarão abertas até o dia 29 de outubro, e o certame disponibilizará 120 vagas, sendo 20 para escrivão e 100 para agente de polícia.
Para participar do concurso público que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), os interessados em ambos os cargos devem ter diploma de qualquer curso de nível superior, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. Para o cargo de agente de polícia é necessário também carteira de habilitação.
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o salário inicial para ambos os cargos é de R$ 4.500,00. As provas serão realizadas no dia 30 de novembro, sendo as de escrivão no turno da manhã e de agente pela tarde, dando oportunidade de os candidatos se inscreverem para ambos os cargos.
Isenção
A taxa de inscrição custa R$ 87,00 (oitenta e sete reais), sendo que tem direito a isenção da taxa de inscrição os candidatos que forem doadores de sangue e tiverem realizado a última doação no prazo de até seis meses da efetivação da inscrição, além de ter realizado, no mínimo, duas doações em até um ano, bem como pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), indicando assim, no ato da inscrição o seu Número de Identificação. As inscrições com isenção foram realizadas até o último domingo, 5 de outubro e relação de isenções deferidas será divulgada no site em 20 de outubro.
As pessoas com deficiência também poderão ser isentas da inscrição, conforme publicado no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira, 6. Para isso, é preciso que o candidato preencha o formulário de inscrição via internet entre os dias 6 e 10 de outubro e o envie até o dia 13 de outubro, juntamente com atestado médico original com Aviso de Recebimento (AR), a sede da IBFC. O envelope deverá conter a referência “Solicitação de Isenção (Pessoas com Deficiência) Polícia Civil de Sergipe”. O endereço completo do IBFC está disponível no Edital.
Fases
O cronograma concurso público em questão está dividido em quatro fases. A primeira acontecerá na data de realização da prova escrita e eliminatória sobre conhecimentos gerais e específicos. A segunda fase, também eliminatória, consiste em um exame psicotécnico e físico. Nesta fase, serão convocados os candidatos que ficarem até a 560ª posição da classificação da prova escrita, para as vagas de agentes de polícia e até a 112ª colocação para escrivão. Para o exame psicotécnico serão convocados os candidatos aptos na prova de capacidade física.
A terceira fase, que também é eliminatória, consiste no Curso técnico-profissional, ministrado pela Academia da Polícia Civil e com duração de 360 horas-aula, além de prova final sobre o conteúdo prático das disciplinas ministradas no curso. Já na quarta fase, que é classificatória, serão julgados e classificados, inclusive, se for o caso, de acordo com os títulos válidos apresentados.
Fonte: Ascom Seplag