A prefeita de Itaporanga D’Ajuda, Maria das Graças (Gracinha), participou nesta segunda-feira, dia 14 de dezembro, da tradicional Festa do Caranguejo, no Povoado Ilha de Men de Sá, distante 23 km da sede do município de Itaporanga D’Ajuda.
O evento reuniu catadores de caranguejo, pescadores, degustadores e turistas. A programação festiva ainda contou com shows de atrações regionais, como Banda Garota na Balada, Banda Apimentados do Arrocha, Trio Fumo de Gasto, Alex Gomes e Atitude 10, e Clessinha Sanddys.
Além de divertir os participantes, a festa também busca informar e conscientizar as pessoas sobre as práticas mais sustentáveis no manguezal, através de palestras ministradas por técnicos e especialistas.
Para a prefeita Gracinha, além de ser um momento de diversão para a comunidade e visitantes, a Festa do Caranguejo tem por objetivo valorizar os extratores do crustáceo da região e a própria culinária local.
“É uma festa muito bonita e que simboliza a cultura dos moradores desta ilha. Itaporanga é uma das cidades com grande índice de extração de caranguejo no estado de Sergipe, atividade que também é fonte importante de renda para boa parte de nossa população, mas principalmente dos moradores desta região. Para a nossa administração é motivo de orgulho participar e apoiar uma festa cultural como esta”, salienta Gracinha, acrescentando a importância da festa e a riqueza da culinária local.
“Essa é uma festa que valoriza as riquezas desta região, tanto na parte cultural, mas principalmente na culinária, onde são oferecidos diversos pratos feitos com caranguejo, além de outros pratos à base de frutos do mar. É uma ilha bonita e encantadora que deve ser visitada por todos independente da época”, conclui.
Presenças
Além da prefeita Gracinha, prestigiaram a festa os secretários: Thiago Luduvice (geral), Faustinho Sobral (Meio Ambiente), Francinaldo Alves (Esportes e Juventude) e os vereadores de Itaporanga: Bruno Sobral, Mariza da Mata, Ricardo Possidônio e Tonho de Luquinha, e o vereador por São Cristóvão, Diego Prado.
Ilha Men de Sá
A Comunidade Men de Sá é uma ilha fluvial do Rio Paruí, afluente do Rio Vaza-Barris, distante 23 km da sede do município e 53 km da capital do Estado de Sergipe, Aracaju. A Ilha Men de Sá é formado por uma população de aproximadamente 75 famílias (em torno de 375 pessoas) que vivem há décadas em situação de isolamento geográfico em relação ao seu município. A Ilha Men de Sá é habitada por comunidades tradicionais de pescadores. Os moradores ainda preservam as crenças e culturas dos povos antigos como as lendas, danças, cantigas e tradições, fatores que devem ser incentivados e valorizados.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Da Ascom/Itaporanga