O Movimento dos Pequenos Agricultores em Sergipe, a partir do Grupo de Teatro Raízes Nordestinas, realizou, na quinta-feira, 03, a abertura da II Semana Popular de Teatro em Poço Redondo, município do alto sertão sergipano. A abertura do evento, contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, acompanhado do superintendente executivo, Irineu Fontes e do assessor especial, Lindolfo Amaral.
“Nós da Secult vemos com muita empolgação iniciativas como esta, que promovem o fomento das artes no interior do Estado, pois sabemos das dificuldades de acesso ao teatro e outras atividade que existe para quem mora distante da capital. Por isso, nos colocamos a disposição para apoiar eventos deste porte”, destacou o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama.
O evento, que nesta edição aborda o tema “Na arte da Resistência Camponesa”, tem como objetivo possibilitar o intercâmbio entre grupos de teatro que estão sendo organizados na região. Além disso, a Semana busca favorecer a formação crítica da população a partir da reflexão provocada pelas expressões do teatro, da música, da cultura popular.
De acordo com a coordenadora do projeto, Rafaella Alves, a Semana de teatro é uma síntese de todo o trabalho que movimento desenvolve ao longo do ano com os jovens que integram o Grupo de Raízes. “Para nós este é um momento de muita alegria, por poder reunir os grupos e trocar experiências. Também foi muito importante, a presença do Secretário de Cultura, que teve a sensibilidade de nos ouvir e debater questões da região, abrindo um canal de diálogo sobre políticas públicas culturais, que gerem desenvolvimento para as artes”, explicou.
As atividades da Semana acontecem em escolas públicas, bairros e praças e contam com a participação de grupos convidados e também com a presença da Caravana de Luta Camponesa do MPA. A programação da Semana, que segue até dia 05 de agosto, inclui rodas de diálogo, oficinas e apresentações teatrais, dando visibilidade ao trabalho de agitação desenvolvido pela juventude neste momento da complexa conjuntura que vive o país.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Agência Sergipe de Notícias