A Igreja Matriz de Nosso Senhor dos Passos, em Maruim (SE) é o mais novo patrimônio reconhecido nacionalmente.
O santuário, construído em 1848 através de João Gomes de Melo, primeiro e único Barão da cidade distante 30 km da capital Aracaju, foi tombado em nível estadual na década de 1981, sendo o único monumento na cidade tombado pelo governo do Estado, que se torna, agora, o mais novo bem cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A área protegida e agora reconhecida como patrimônio nacional abrange os bens móveis integrados à igreja incluindo os que estão na casa paroquial que serão protegidos pelo Instituto. O reconhecimento de um bem móvel, imóvel ou natural como patrimônio impede a demolição ou alteração do projeto original.
Construída no estilo clássico barroco, a Igreja Matriz de Nosso Senhor dos Passos possui duas torres revestidas de cerâmicas portuguesas; um relógio doado pelo cônsul alemão Otto Schramm; O altar-mor e a nave central com pintura do artista sergipano Capitão Joaquim Felipe de Santana, e para Sergipe é um dos mais importantes monumentos religiosos.
O decreto de tombamento do prédio foi publicado na edição, nº 174, de 10 de setembro de 2014 do Diário Oficial da União assinada pela presidente do Iphan, Jurema Machado.
Por Lohan Muller