O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito, neste sábado (1º/2), presidente da Câmara dos Deputados. Com 444 votos, Motta conseguiu ser eleito com folga em relação aos demais candidatos, em primeiro turno.
Motta era o favorito para a posição, e conseguiu angariar apoio das siglas da esquerda à direita, como o PT e o PL. Também era apoiado pelo então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), como um nome “de consenso”.
Médico, Hugo Motta é o mais jovem presidente da história da Câmara. Em 2010, tornou-se o deputado federal mais jovem da história brasileira, eleito aos 21 anos pelo MDB. O deputado é de uma tradicional família política da Paraíba, com base na cidade de Patos. O pai, Nabor Wanderley, é prefeito de Patos. O cargo já foi ocupado pela avó materna do deputado, Francisca Motta, e pelo avô paterno.
Ele era o titular da Comissão de Finanças e Tributação. Em 2015, foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou denúncias de corrupção na Petrobras e, em 2023, foi relator da PEC dos Precatórios, que limitou o valor de despesas anuais com precatórios. Ele conquistou o quarto mandato com 158.171 votos.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: Correio Braziliense