O foragido do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), Cláudio Vieira de Lima, 33 anos, foi recapturado em Arujá, no início da tarde desta quarta-feira, dia 4, por equipes do Departamento de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil de Sergipe e Comando de Operações Especiais da PM. Cláudio, mais conhecido como Claudinho, foi resgatado por comparsas na manhã do dia 6 de janeiro de 2011, de uma clínica situada no bairro Siqueira Campos em Aracaju. Equipes da Polícia Civil de São Paulo reforçaram a operação.
A polícia sergipana prendeu Claudinho e comparsas em novembro de 2009, quando, na época, foi feita a maior apreensão de drogas da história de Sergipe. “Isso mostra a força que o Cláudio já naquela época tinha no sentindo de movimentar o tráfico de drogas para o nosso Estado. Consideramos como uma captura fundamental para o Denarc”, destacou o delegado Marcelo Cardoso.
Segundo informações do delegado Osvaldo Resende, do Denarc, que participou diretamente da operação, Claudinho foi recapturado no Centro de Arujá e não esboçou reação, por conta da ação rápida da polícia. Ele cumpria pena em Sergipe por conta do envolvimento com o tráfico de entorpecentes e quando do resgate, um comparsa também acabou fugindo.
A polícia explicou que as investigações aconteciam desde a época da fuga do preso e levaram a polícia até São Paulo, onde ele continuava com o processo de tráfico de drogas. “Descobrimos, através de investigações, o envolvimento dele com o comércio de droga na região”, explicou Osvaldo. O preso será recambiado onde prestará depoimento à polícia.
A fuga – No dia 6 de Janeiro de 2011 três presos do Copemcan foram realizar exames em uma clínica. Quando chegaram ao local, os agentes do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) foram rendidos por três homens: um vestindo camisa branca, outra amarela e o terceiro com camiseta preta; todos eles estavam armados. Uma mulher teria participado da ação informando sobre o momento da chegada dos presos.
O Claúdio Vieira de Lima preso em novembro de 2009 por tráfico de drogas em Aracaju, foi resgatado por um homem em uma moto que já o aguardava em frente a clinica. Os envolvidos na ação fugiram também em uma motocicleta. Testemunhas que estavam no local revelaram que no momento do resgate todos os pacientes da clinica deitaram-se no chão e uma gestante passou mal.
SSP/SE