O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) convoca doadores da capital e do interior para doar sangue nos próximos dias. Há a necessidade do aumento em 20% na quantidade de bolsas de sangue, pois em feriados prolongados a demanda pelo material cresce como é o caso da Semana Santa. Para que o estoque não fique abaixo do regular, o serviço precisa em média de 120 doações por dia.
Em períodos festivos a instituição faz um apelo aos grupos que já estão fidelizados. “Estamos entrando em contato com os parceiros, muitos do interior do estado, para que eles possam comparecer ao Hemose e fazer sua doação”, explica Rozeli Dantas, assessora técnica da Captação de Doadores. Colaboradores dos municípios de Nossa Senhora da Glória e Canindé de São Francisco já confirmaram a participação na campanha.
O hemocentro é responsável pelo fornecimento de sangue para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Hospitais de Cirurgia e São José, Maternidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel, Hospital Universitário (HU), Hospital da Polícia Militar (HPM), Hospitais Regionais de Lagarto, Itabaiana, Própria, além de outras unidades conveniadas.
Os tipos sanguíneos com fator RH negativo e os tipos A e O positivos são os mais procurados. “Os sangues O, A e B negativos e alguns positivos, são menos presentes na população e também precisam está regularizados no estoque do Hemose”, destaca Juliana Alves, gerente de Produção e Dispensação de sangue e hemocomponentes.
Requisitos
Para doar sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 kg e apresentar documento oficial com foto válido em todo território nacional (carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira de motorista). No dia da doação é necessário estar bem alimentado, ter repouso mínimo de 6 horas na noite anterior e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores a doação.
O Hemose funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados das 8h às 12h. A doação pode ser agendada através do telefone (79) 3225-8000 e 3259- 3174.
Com informações do G1 Sergipe