Operadores acompanham o aplicativo 24h para dar celeridade aos atendimentos
A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) continua recebendo denúncias da população através do aplicativo Whatsapp. Esse canal de comunicação funciona como um complemento ao disque denúncia 153 e permite maior rapidez e eficácia no atendimento das diligências.
O sistema está em funcionamento desde 2015, mas devido a questões operacionais, o número foi alterado no último semestre. Com a mudança, a quantidade de solicitações teve uma queda considerável. Atualmente, as solicitações devem ser enviadas para o número (79) 98166-7790, seja através de mensagens de texto, áudio, imagens ou vídeos. Já para denúncias telefônicas, a população deve utilizar o número 153. Ambos os serviços estão disponíveis 24 horas.
De acordo com o diretor-geral da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça, o Whatsapp é um instrumento importante para a Guarda. “Queremos que a população utilize mais desse serviço como forma de auxiliar qualidade dos nossos serviços, dentro das atribuições cabíveis. Temos um planejamento de respostas e ações preparado para isso”, ressalta.
Funcionamento
Ao receber a solicitação, os monitores de plantão realizam uma triagem e, após análise, têm autonomia para despachar viaturas até o local, tornando o atendimento mais ágil. Para êxito das ações, é de fundamental importância que a população repasse informações minuciosas, com detalhes do local do crime e dos suspeitos envolvidos.
A operadora de videomonitoramento da Guarda Municipal, Priscila Almeida, ressalta que, apesar da diminuição das solicitações, a Guarda está de prontidão para atender às demandas da população via aplicativo. “As informações enviadas por Whatsapp costumam ser mais eficazes porque costumam vir acompanhadas por fotos e vídeos, facilitando muito a identificação de locais e suspeitos. Nós também atendemos demandas que não são emergenciais, como dicas da população sobre locais onde há ocorrências constantes e são considerados mais vulneráveis”, detalha a operadora.
O subinspetor Fernando Mendonça explica que muitas solicitações recebidas não são da competência da corporação. Quando isso ocorre, o solicitante é informado e direcionado ao órgão competente, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Garantir a segurança dos espaços públicos municipais como praças, mercados, unidades de saúde, escolas municipais, terminais de integração, além de ônibus do transporte público, são alguns exemplos de atribuições da GMA.
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Da GMA