O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) defendeu nestaquarta-feira (12) a aprovação do pedido de empréstimo feito pelo governo doEstado ao governo Federal no valor de R$ 700 milhões. De acordo com Gualberto, que é líder do governo na Assembleia Legislativa, o Estado de Sergipe tem capacidade de endividamento e esse dinheiro servirá para importantes investimentos em áreas diversas.
“Nosso governo poderia pegar um empréstimo de até R$ 1,4bilhão, segundo as normas do governo Federal. Mas só buscaremos o valor nolimite das necessidades dos projetos a serem implementados”, explicou odeputado, garantindo que o projeto atende as necessidades do Estado econstantes reivindicações da sociedade e dos próprios parlamentares.
Entre as destinações do dinheiro estão a construção de umarodovia ligando os municípios de Itabaiana e Itaporanga d’Ajuda, através da Ribeira; a duplicação da avenida Euclides Figueiredo, umas das principais viasda zona Norte de Aracaju; a compra de equipamentos para o futuro Hospital do Câncer; e a modernização do Instituto Médico Legal.
Para combater o discurso da oposição sobre a capacidade de endividamento do atual governo, Gualberto mostrou dados referentes a 2006,último ano do governo João Alves, e 2012. Naquela época, o Estado tinha 65,6% desua receita líquida comprometidos com a dívida junto ao governo Federal. Hoje esse índice baixou para 60,6%. “Ou seja, temos aí uma margem de cerca de 40% sobrando em termos de capacidade de endividamento”, assegura o petista.
Em seu discurso, Francisco Gualberto também rebateu insinuações feitas pelo radialista Gilmar Carvalho em seu programa matinal. “É um erro alguém querer tumultuar o Estado neste momento por conta da eleição de 2014”, disse, afirmando que o radialista está a serviço dos irmãos Amorim e pretende fazer campanha contrária ao projeto do Executivo. “Ele sequer tem argumento para isso. Critica o empréstimo no rádio sem ao menos saber para que servirá o dinheiro”, sustenta Gualberto.
Para o líder governista, Gilmar tem a intenção de prejudicar o Estado ao defender que os demais deputados rejeitem o pedido de empréstimo.“Mantenho todo o meu respeito a ele, mas nesse ponto de vista nós vamos para o enfrentamento”, avisou, repudiando a atitude do radialista. “Nem ele mesmo,quando era deputado, votava contra pedido de empréstimos dos governos. Portanto, que loucura é essa?”, questionou Gualberto.
O projeto enviado pelo Executivo foi lido na sessão desta quarta e em seguida será distribuído aos deputados. Provavelmente entrará na próxima pauta de votação a ser definida pela Mesa Diretora da AL. “Desconheço nesta Casa qualquer história de voto contrário a pedido de empréstimo por partede um governo. Tanto na oposição quanto na situação, sempre votamos a favor,entendendo que isso é importante para o desenvolvimento do Estado”.
Gilson Sousa – Assessoria de Imprensa