Com dois gols nos acréscimos, o Grêmio conseguiu uma virada por 3 a 2 frente ao River Plate-SE na estreia na Copa do Brasil, no Estádio Batistão, em Aracaju. Apesar de um primeiro tempo abaixo da média, o time de Luxemburgo contou com Facundo Bertoglio e com Kleber para reverter o placar no final do jogo.
O time sergipano saiu na frente com um gol de Almir Sergipe no primeiro tempo. Na segunda etapa, Jonathan ampliou o placar para o River. O Grêmio iniciou a reação com um gol contra marcado pelo zagueiro Fernando Belém. Nos acréscimos, o atacante Kleber e o meia Facundo Bertoglio garantiram a vitória tricolor.
Confira a tabela da Copa do Brasil
Agora, o Grêmio precisa de apenas um empate na partida de volta, no dia 21 de março, no Olímpico, para garantir a vaga na segunda fase da Copa do Brasil.
Grêmio não se impõe no primeiro tempo e River aproveita
No início da partida, o Grêmio não conseguiu fazer valer seu futebol frente ao River. Apesar do maior volume de jogo, o time de Vanderlei Luxemburgo pouco encaixava suas ações ofensivas diante da equipe sergipana.
Aos cinco minutos, o primeiro lance de perigo do Grêmio. Marcelo Moreno foi lançado por Kleber dentro da área. O chute, no entanto, saiu mascado e o goleiro Pablo fez a defesa em dois tempos. Sete minutos depois, Leandro Kivel, o principal jogador do River, sofreu falta de Gilberto Silva e ainda tentou voltar para o jogo. No entanto, não teve condições e acabou substituído por Jonathan.
Apesar de perder seu principal jogador, o River não se abateu. Mesmo com o Grêmio tentando avançar a marcação, o time sergipano conseguia tocar a bola com certa desenvoltura no meio-campo.
Aos 26 minutos, a principal jogada de ataque do Grêmio no primeiro tempo. Em cobrança de falta de Marquinhos, Naldo subiu livre para cabecear na área e mandou pelo lado direito do gol de Pablo.
Mas aí o River começou a se lançar ao ataque. Fabiano, por duas vezes, arriscou chute de longe e deu dois sustos em Victor. Mas foi aos 42 minutos que o time sergipano abriu o placar. Almir Sergipe dominou na entrada da área e chutou cruzado, para o fundo do gol de Victor. River 1 x 0 Grêmio. O time gaúcho foi com o placar negativo para o vestiário.
Bertoglio entra e o Grêmio busca a virada no final
O Grêmio voltou com o argentino Facundo Bertoglio no lugar de Léo Gago. Mas logo aos três minutos, um banho de água fria nas pretensões tricolores. Em falha do zagueiro Naldo, Jonathan avançou livre e chutou da entrada da área para marcar um belo gol em Victor.
A desvantagem no placar fez Luxemburgo mexer mais uma vez na equipe. E desta vez com uma alteração dupla: promoveu a entrada do garoto Leandro no lugar de Marquinhos e sacou Marcelo Moreno para a entrada de André Lima.
Mas o time do Grêmio não conseguia se encontrar. Apesar de manter a posse de bola no ataque, não conseguia furar o bloqueio sergipano. E ainda tinha de ouvir a torcida adversária gritar olé a cada troca de passe do River.
Mas aos 22 minutos, a reação do Grêmio começou. De forma tímida, é verdade. O primeiro gol tricolor na partida foi contra, marcado pelo zagueiro Fernando Belém, em cruzamento de Marco Antônio.
A partir daí, o Grêmio iniciou a pressão. Aos 26 minutos, André Lima arriscou uma bomba de fora da área, defendida pelo goleiro Pablo. Com um jogador a mais a partir da expulsão do zagueiro Bebeto aos 31 minutos, a pressão do Grêmio aumentou. No entanto, a posse de bola não se traduzia em oportunidades efetivas para o time de Luxemburgo.
Mas aí apareceu a dupla Kleber e Bertoglio para salvar o Grêmio de uma derrota vexatória. Aos 38 minutos e aos 40, o Gladiador levou dois sustos ao gol de Pablo. Já nos acréscimos, aos 46, marcou o gol de empate na partida, após cruzamento do meia argentino.
Dois minutos depois, a redenção tricolor. André Lima cruzou na área, Leandro cabeceou e Bertoglio pegou o rebote e garantiu a virada tricolor. Um 3 a 2 construído de forma conturbada, mas que dá ao Grêmio a vantagem do empate no jogo de volta, no dia 21 de março, no Olímpico.
FICHA TÉCNICA – RIVER PLATE (SE) 2 X 3 GRÊMIO
Local: Lourival Baptista, Aracaju (SE)
Data/hora: 7/3/2012 – 22h (de Brasília)
Árbitro: Emerson Luiz Sobral (PE)
Auxiliares: Jossemmar J. Diniz Moutinho (PE) e Albino Andrade Albert Júnior (PE)
Cartões amarelos: Fernando Belém, Bebeto e Lelê (RIV); Gilberto Silva, Bertoglio e Fernando (GRE)
Cartão vermelho: Bebeto (RIV), 31’2T
GOLS:
Almir Sergipe, 42’1T (1-0); Jonathan, 3’2T (2-0); Fernando Belém (contra), 21’2T (2-1); Kleber, aos 46’2T (2-2) e Bertoglio, aos 48’2T (2-3)
RIVER PLATE (SE):
Pablo, Fernando Belém, Bebeto e Fainho; Lelê, Misael, Wallace e Almir Sergipe, Charles (Fernando Pilar, 29’2T) e Gláuber; Leandro Kivel (Jonathan, 21’2T)
Técnico: Luiz Carlos Cruz.
GRÊMIO:
Victor, Gabriel, Gilberto Silva, Naldo e JulioCesar; Fernando, Léo Gago (Bertoglio, intervalo), Marco Antônio e Marquinhos (Leandro, 11’2T); Kleber e Marcelo Moreno (André Lima, 12’2T)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
SE Notícias om informações de Adriano de Carvalho – Zero Hora