O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sergipe, em conjunto com o Conselho Municipal, realizam as territoriais como preparatórias para a 9° Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília
O município de Barra dos Coqueiros recebeu nesta segunda-feira, 21, a Conferência Territorial da Grande Aracaju dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu na Escola Municipal Maria Terezinha dos Anjos. O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sergipe (Cedca-SE), em conjunto com o Conselho Municipal, realizam as territoriais como preparatórias para a 9° Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília.
Os encontros prevêem a discussão e elaboração de diretrizes de acordo com os eixos: Promoção dos direitos de criança e adolescentes; Proteção e defesa dos direitos; Protagonismo e participação de crianças e adolescentes; Controle social da efetivação dos direitos; e Gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
Para cada eixo temático, os grupos que constituem o sistema de garantia de direitos da infância e juventude se preparam para mobilização, implementação e monitoramento. “A caminhada é longa, precisamos buscar conhecer a realidade para lutar para deliberar as políticas públicas, tirar essas ações do papel e ter o estatuto efetivado”, frisou a conselheira estadual da comissão organizadora, Andréia Figueiredo.
“A participação dos adolescentes tem sido relevante, de 80 a 100% de presença em todo processo. Eles estão engajados tanto nos questionamentos quanto nas escolhas das propostas”, disse o conselheiro estadual da comissão organizadora e psicólogo da Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Luís Mendonça, que tem participado de todas as conferências territoriais levando informações sobre o Sistema Salve e o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Fortalecer a rede de garantia de direitos da infância e adolescência é elaborar um planejamento sólido e articulado para as ações dos conselhos. “Estamos em busca dos nossos direitos, vemos na televisão e em todos os lugares jovens sendo discriminados e violados, temos que conhecer e lutar por leis que nos protejam”, discursou o adolescente de São Cristovão, Gilmar Santos.
Ainda participaram do evento o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar do Município, membro do Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, representante do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, a secretária de Assistência Social da Barra dos Coqueiros, Rita de Cássia e a vereadora Carmem Moura. As conferências seguem para Centro Sul, Baixo São Francisco e Leste sergipano.
Agência Sergipe de Notícias