“Queremos que o DNIT reveja a entrada para a nossa cidade pela BR-101, pois com o fechamento o retorno para quem vem de Estância e quer entrar em nossa cidade ficou muito distante”. Com essas palavras a prefeita de Itaporanga D’Ajuda, Maria das Graças (Gracinha), foi solidária a manifestação de taxistas e mototaxistas da cidade, revoltados com a mudança no trânsito feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT).
A manifestação aconteceu por volta das 7h30 da manhã, com o bloqueio da BR-101, próximo à entrada da cidade de Itaporanga. Para chamar a atenção dos diretores do órgão federal, os manifestantes bloquearam a pista por pouco mais de 1 hora nos dois sentidos.
A população local, principalmente taxistas e mototaxistas, reclamam da mudança do retorno, que após as obras de duplicação ficou bem distante da entrada da cidade. A manifestação contou ainda com o apoio de integrantes do Movimento Sem Terra (MST) de Itaporanga.
O desbloqueio da BR-101 só foi possível graças à presença da prefeita Gracinha que conseguiu negociar a liberação da pista em conversa com os manifestantes.
“A reivindicação dos taxistas, mototaxistas e da população em geral de Itaporanga é justa, pois a mudança da entrada para a nossa cidade ficou muito longe, o que dificultou bastante a vida de todos. Quem vem de Estância, por exemplo, e quer entrar em nossa cidade tem que rodar quilômetros para pegar o retorno. Não sou engenheira, mas acho que essa mudança piorou e muito o acesso à nossa cidade”, diz Gracinha.
“Já vamos agendar uma reunião com os diretores do órgão para chegarmos a um consenso. Como está é que não pode continuar. A obra de duplicação da BR-101 é necessária e muito bem vinda porque melhora as condições de trafegabilidade, mas não podemos concordar com a mudança realizada porque está prejudicando quem quer adentrar à nossa cidade”, salienta a prefeita.
A pista foi liberada por volta das 9h, após o DNIT se comprometer com a Prefeitura de Itaporanga em rever a entrada de acesso à cidade.
Reunião
Uma comissão formada por representantes da prefeitura (prefeita Gracinha e o engenheiro da prefeitura, Igor Garcez), e representantes da Associação dos Pescadores de Itaporanga, MST, PRF, taxistas e mototaxistas foi recebida pelo superintendente Regional substituto do DNIT em Sergipe, Carlos Alberto Sarmento.
Vereadores
Participaram da reunião os vereadores Tonho de Luquinha, Gilson Me Ajude, Gilmar Ureia, Gordo Propaganda e Jessé Oliveira.
Após a reunião ficou definido que o superintendente fará uma visita, nesta quinta-feira, ao local de entrada da cidade para avaliar tecnicamente a possibilidade de uma nova entrada. A visita do superintendente será acompanhada pela prefeita Gracinha, vereadores e representantes da comunidade.