Em continuação às reuniões já realizadas para implantar o atendimento das equipes de Saúde da Família no Sistema Prisional do Estado, o secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães, recebeu o secretário de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor, Benedito Figueiredo, nesta terça-feira, 13, no gabinete da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Também participaram do encontro prefeitos e representantes das cidades de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Areia Branca, Nossa Senhora da Glória e Tobias Barreto.
Para dar seguimento às tratativas, um novo encontro já foi agendado para o dia 3 de abril. De acordo com o secretário Antonio Carlos, são necessárias ações de reinserção social da população carcerária. “É nesse sentido que a gente vislumbra o trabalho em conjunto entre a Sejuc e a SES e também com os municípios. Tivemos uma boa resposta, os municípios estiveram presentes, inclusive todos participando muito e ajudando a construir uma alternativa para essa situação que eu creio que esteja encaminhada”, disse.
O assessor geral da Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc), Elder Sandes, destacou que há uma preocupação constante com relação à Saúde no sistema prisional. “A Secretaria de Justiça tem buscado parceria com a Saúde na tentativa de compor essas equipes e diante do que foi acertado na última reunião, tivemos hoje uma reunião programada com prefeitos e gestores da Saúde municipais, onde existem unidades prisionais. Dessa reunião ficou construída uma pactuação no sentido de estreitar as relações e ouvirmos realmente o que os municípios e o Estado podem fazer e trazer aqui para uma reunião mais ampla já ouvindo todas as partes envolvidas no processo de construção”, finalizou.
Agência Sergipe de Notícias