A partir desta quarta-feira, 3, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) disponibiliza a primeira parcela do benefício do programa de transferência de renda e estímulo à cidadania ‘Mão Amiga’, referente ao calendário 2013, aos trabalhadores da cultura da cana-de-açúcar.
Antes de sacar o dinheiro, os trabalhadores deverão comparecer aos locais de pagamentos (ver lista abaixo) para retirar novas senhas de acesso, em seguida podem ir aos caixas eletrônicos do Banco do Estado de Sergipe (Banese) de seu município para receber o benefício.
Ao todo, cerca de quatro mil cortadores de cana recebem o pagamento durante os quatro meses de entressafra. Sendo beneficiados os trabalhadores da cultura da cana de Areia Branca, Laranjeiras, Riachuelo, Siriri, Nossa Sra. das Dores, Japoatã, Santana do São Francisco, Japaratuba, Neópolis ,Muribeca, Malhada dos Bois, Pacatuba, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima, Maruim, Rosário do Catete, São Francisco, Capela e Santa Luzia.
“No dia do pagamento todos devem levar a CTPS, o CPF e o RG originais. Para aqueles que estão entrando no programa pela primeira vez, é necessário levar ainda a xérox do CPF e do RG para anexar à documentação de abertura de conta no Banese”, destacou a diretora do departamento de Renda e Cidadania, Heleonora Cerqueira.
Mão Amiga
Criado em 2009, o programa de transferência de renda e geração de cidadania ‘Mão Amiga’ garante a subsistência dos trabalhadores rurais da laranja e da cana-de-açúcar nos períodos entre uma safra e outra, através da uma bolsa mensal de R$ 190 durante os meses de novembro a fevereiro para a cultura da laranja, e entre maio e agosto para a cana-de-açúcar.
Em contrapartida ao recebimento do benefício os produtores beneficiados devem participar de cursos de capacitação ou alfabetização, além de seminários patrocinados pelo Estado com o objetivo de oferecer aos beneficiários um aprendizado direcionado às atividades que já desenvolvem.
Da Agência Sergipe de Notícias