Melhorar a estrutura e oferecer mais condições de acessibilidade aos alunos e professores. Esses são os objetivos das obras complementares e reparos na estrutura do Conservatório de Música de Sergipe realizados pelo Governo do Estado. Os serviços são executados pela a Secretaria de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), em parceria com a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop).
O investimento de R$ 661.582,41 contempla serviços no reforço no palco do auditório, pavimentação do piso do estacionamento em concreto desempolado, pintura geral do prédio e revisão da cobertura. Além disso, já foram reformadas todas as salas do espaço, inclusive diretoria, secretaria e auditório e feita adequação de uma sala de aula para funcionamento do laboratório de informática.
Segundo José Valter Lima, diretor do Conservatório de Música de Sergipe, as obras vieram em uma boa hora. “A escola e o nosso alunato estão crescendo, precisamos de mais espaço e mais cabines para aulas práticas. Esta reforma veio no momento certo. Uma das obras que foi feita e era extremamente necessária foi acessibilidade para deficientes, temos seis alunos com deficiência e precisamos dar para eles as condições básicas para se sentirem bem aqui”, conta o diretor.
Para garantir melhorias de acessibilidade estão sendo instalados elevadores de duas paradas (térreo e subsolo) e de quatro paradas (térreo, 1°, 2° e 3° pavimento). “Essa obra é essencial e melhorará as condições de ensino, pois temos alunos de todas as idades, além de alguns que possuem mobilidade reduzida. O Governo tem se empenhado em promover melhorias não somente em sua estrutura física, mas também na contratação de novos e capacitados professores de música para atender com excelência o povo de Sergipe”, declara o Coordenador Pedagógico do Conservatório, professor Heitor Mendonça.
Andressa Solto é professora de Violoncelo e pontua as melhorias que as reformas trouxeram. “Estou voltando ao conservatório agora. Entrei aqui em 2013 e saí em 2015, estou retornando após renovar o contrato. Achei muito importante as reformas feitas na unidade, principalmente por causa dos instrumentos, foram comprados e trocados. Outro ponto muito importante foram os elevadores, são muitos andares e também temos estudantes com deficiência”, afirma a professora.
De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os benefícios das obras são inúmeros “Até o final deste mês, os serviços estarão concluídos e os alunos e professores do conservatório terão mais conforto. Ao executar essas melhorias, o Governo de Sergipe não apenas investe na valorização das artes e promoção de novos talentos, mas sobretudo, mantém preservado um importante patrimônio público dos sergipanos e que muito contribuiu para a formação de músicos das mais variadas especialidades”, ressalta.
Conservatório de Música de Sergipe
Criado no dia 28 de novembro de 1945, o Conservatório de Música de Sergipe (CMSE) possui atualmente 751 alunos matriculados nos mais diversos cursos e oficinas básicas e técnicas. Com 39 professores, 11 efetivos e 28 contratados, o Conservatório busca atender todo tipo de aluno, dos mais leigos até os que já possuem conhecimento e querem aperfeiçoar a técnica.
No dia 24 de agosto, foram encerradas as matrículas para 147 vagas distribuídas no curso de musicalização e nas oficinas básicas de guitarra, trombone, violoncelo, contrabaixo elétrico, tuba, trombone, violão, flauta, técnica vocal, trompete, pandeiro e bateria.
Alef Cavalcante é aluna do conservatório desde os dez anos e afirma que a mente dela mudou por meio da música. Segundo a aluna, as reformas foram providenciais. “Gostei muito das reformas relacionadas à acessibilidade, pois existem vários alunos aqui que necessitam disso”, afirma.
Sara Letícia Rodrigues é aluna de Violoncelo e começou a ter aulas no conservatório por influência do seu filho, que também estuda no local. “Desde que meu filho veio estudar aqui, nós vemos melhorias”. Sara Letícia afirma que vê no conservatório uma ferramenta para educar melhor o filho. “Espero que através da educação que a música dá, ele possa fazer boas escolhas ter uma vida melhor” afirma a estudante.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe