O governador Jackson Barreto recebeu na manhã desta segunda-feira, 29, representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Sergipe (Sintrase), entre eles o presidente, Diego Araújo, para continuar o diálogo em busca de uma solução para a efetiva implementação do Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV) dos servidores do Estado. Os secretários de Estado da Casa Civil, o vice-governador Belivaldo Chagas, do Planejamento, João Augusto Gama e da Comunicação, Sales Neto, e a superintendente executiva da Seplag, Lucivanda Nunes, também estiveram presentes na reunião.
O governador afirmou que nas últimas semanas intensificou as cobranças e discussões entre a sua equipe de gestão para buscar uma resposta às reivindicações e direitos dos servidores, sobretudos àqueles que estão na base do serviço público e recebem as menores remunerações, como é o caso dos representados pelo Sintrase.
“Discutimos com o Sintrase a perspectiva concreta da implementação do PCCV. Estamos estudando e vamos, ainda esta semana, definir um prazo para este plano ser implementado. Estamos trabalhando intensamente junto à Casa Civil, Sefaz [Secretaria de Estado da Fazenda] e Seplag [Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão], cortando ainda mais despesas, fazendo ajustes onde ainda é possível, porque entendemos que é preciso priorizar algumas ações do governo”, disse o governador.
Jackson citou as limitações da gestão diante do desafio de fazer a máquina pública andar, em 2016, com um orçamento equivalente aos dos anos de 2008 e 2009, quando as despesas eram bem menores que o custeio atual. E ressaltou também que, apesar disso, o Governo se esforça para garantir melhorias à população.
“O Estado está passando por uma situação financeira muito difícil, o que já é de conhecimento de toda população. Os custos vão aumentando. Agora mesmo vamos assumir a chegada de 300 novos policiais militares que se formam no dia 7 de março e passarão a receber o salário integral. Depois, haverá também a nomeação de mais policiais civis concursados, tudo isso, para melhorar a segurança do estado. Estamos fazendo mais do que o possível para dar solução a tudo, mas é preciso também dar uma resposta para os servidores, por isso, recebemos o sindicato, conversamos e percebemos que avançamos muito. O Governo voltará a conversar com o Sintrase ainda esta semana e acharemos um entendimento”, explicou Jackson.
O presidente do Sindicato, Diego Araújo, avaliou a reunião de forma positiva. “Abre-se um leque de possibilidades, de uma efetiva implementação do PCCV. A gente espera que essas novas negociações cheguem, até o final da semana, da forma mais positiva possível e que consigamos resolver o nosso pleito, porque a gente precisa da implementação desse PCCV até mesmo para colocar também as outras pautas para andar” .
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe