O governador do Estado, Jackson Barreto, inaugura nesta sexta-feira, 03, o Parque Tecnológico Engenheiro Agrônomo Rosalvo Alexandre, nova sede do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). Situado ao lado do Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, a localização da nova sede condiz com a missão do SergipeTec, de promover a sinergia entre academia e empresas com foco no desenvolvimento estadual, envolvendo empreendedorismo, inovação, competitividade, geração de conhecimento, trabalho e renda, a partir da criação de redes de relacionamento, que promovam a inclusão digital.
Para a construção do Parque foram investidos R$ 40 milhões, recursos provenientes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Governo de Sergipe.
Com uma área de 120.000m², cedida pela UFS, a nova sede é composta por sete prédios, que irão abrigar até 60 empresas (com salas a partir de 27m²) e instituições de pesquisa das áreas de Biotecnologia, Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), Energias Renováveis e Meio Ambiente; um Centro Vocacional Tecnológico/CVT, o Centro Catalisador de Competências em Tecnologia da Informação/C3TI); duas biofábricas para produção de mudas micropropagadas, uma unidade de produção de fungos para controle biológico de pragas da agricultura, uma incubadora de empresas multissetoriais e outra de empresas de base tecnológica em energia renováveis, um núcleo de energias renováveis e eficiência energética com cinco laboratórios e um laboratório de pesquisas em biotecnologia.
Em contratos de prestação de serviços com o Governo do Estado, o Parque mantém parcerias com Secretarias de Estado e empresas públicas nas ações de modernização da gestão, utilizando a Tecnologia da Informação e Comunicação, por meio da disponibilização de equipes especializadas para a execução dos serviços contratados. Em cada uma das áreas de atuação, são desenvolvidos vários programas e projetos inovadores, no intuito de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico dos setores econômicos atuais e potenciais do estado e as competências acadêmicas das Instituições de Ensino Superior – a UFS, a Universidade Tiradentes (Unit), o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e a Faculdade Pio Décimo; além de viabilizar mais investimentos e consolidar competências, por meio da criação de um ambiente favorável à interação científica e tecnológica, e ao desenvolvimento de negócios economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis.
Durante a solenidade de inauguração, será realizada ainda a formatura de cerca de 50 alunos do Projeto do Centro Vocacional Tecnológico do SergipeTec (CVT/SergipeTec) dos curso de Atendimento ao Cliente e Rotinas Administrativas. O CVT oferece cursos gratuitos de qualificação profissional a jovens entre 15 e 29 anos. A qualificação é prestada pelo SergipeTec, em Aracaju, Indiaroba, São Cristóvão, Carmópolis e Umbaúba. O projeto, até 2015, já capacitou 4.275 jovens, destes, mais de 1.000 alunos foram inseridos no mercado de trabalho.
Homenageado
Engenheiro Agrônomo por formação, Rosalvo Alexandre iniciou a militância política no colégio estadual Atheneu, quando integrou a base estudantil do Partido Comunista Brasileiro (PCB), à época um partido clandestino. Durante a ditadura militar, foi preso na Operação Cajueiro e torturado. Filou-se ao Movimento Democrático Brasileiro, o qual deu origem ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Junto ao governador Jackson Barreto, ajudou a fundar a Sigla em Sergipe. Rosalvo faleceu em junho de 2015, aos 69 anos, e deixou três filhos.
Serviço
O quê: Inauguração da nova sede do SergipeTec, o Parque Tecnológico Engenheiro Agrônomo Rosalvo Alexandre e formatura de alunos do Projeto do Centro Vocacional Tecnológico do SergipeTec (CVT/SergipeTec);
Quando: Nesta sexta-feira, 03, às 10h;
Onde: José Conrado de Araújo, s/n, Jardim Rosa Elze, São Cristóvão. Ao lado da UFS.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Matéria extraída do Portal Agência Sergipe de Noticias.