Renovar toda a frota de viaturas da Polícia Militar, tanto na capital quanto no interior sergipano. Esse é o objetivo do atual Comando Geral da Corporação, que realizou na tarde desta terça-feira, 07, a entrega de mais 15 viaturas que servirão para atender as necessidades de policiamento do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (1º BPCom), 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM), 8º Batalhão de Polícia Comunitária (8º BPCom), Pelotão Ambiental, Batalhão de Choque e Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC). O repasse das novas chaves aos motoristas ocorreu na praça Fausto Cardoso, em frente ao Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.
“Estamos aos poucos substituindo as antigas viaturas locadas pela Corporação, mas pretendemos antes do período de festejos juninos ter trocado toda a frota por novas viaturas, de forma que facilite o trabalho dos policiais militares. Desde o início desse processo até hoje, foram entregues 150 novos veículos fruto de locação. Complementaremos a necessidade da PM através da compra de novas viaturas e da doação de outras. Nossa meta prioritária é fechar o número de 260 viaturas”, destacou o coronel Maurício da Cunha Iunes, comandante geral da PMSE.
A renovação e ampliação da frota da PM ocorrerá aos poucos, com previsão de estar concretizada ainda no primeiro semestre de 2013. Além da locação e compra de veículos, a PM também será beneficiada com novas viaturas através de doações oriundas da parceria entre a Corporação e outros órgãos: Supremo Tribunal Federal (SFT), Secretaria Nacional e Segurança Pública (Senasp) e Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe (SSP/SE).
Para o sargento Ribeiro, que atua na função de motorista na 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar (3ª Cia/6º BPM), conduzir uma viatura nova é sempre positivo. “Com uma nova viatura, sentimos mais segurança e rapidez nos atendimentos às ocorrências, além de mais conforto nos dias de serviço. Mas é importante destacar que o policial militar também passa por dificuldades ao atuar na função de motorista. Por exemplo: no momento de um tiroteio, a gente tem que dirigir e ao mesmo tempo se defender. Então é conduzindo um veículo com uma mão e atirando com a outra”, pontuou o graduado.
De acordo com o soldado Luciano, que atua na função de motorista do Comando da 2ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (2ª Cia/8º BPCom), uma nova viatura proporciona maior estabilidade ao veículo e segurança ao policial militar. “O carro tem que estar equilibrado para realizarmos um bom trabalho junto à sociedade. Um veículo novo é mais ágil, embora uma das dificuldades que observo no dia a dia seja o motorista chegar rápido na ocorrência, respeitando toda a legislação de trânsito em vigor”, ressaltou o policial.
Frota renovada
Das 260 viaturas que a PM pretende substituir mediante processo de locação, 150 já foram entregues até a presente data. Nos próximos dias, a Corporação realizará a entrega de mais 80 veículos, também resultado desse processo de locação. Outras 30 viaturas restantes serão compradas pela própria Polícia Militar do Estado de Sergipe.