A continuidade da festa de Bom Jesus dos Navegantes, que em 2016 completa 160 anos, foi pauta da reunião entre o governador Jackson Barreto e membros da Arquidiocese na tarde desta terça-feira, 1º. Membros da igreja católica relataram problemas com relação à falta de uma embarcação e solicitaram participação do Corpo de Bombeiros durante a celebração, e o governador garantiu apoio. Além dessa questão, foi discutida também a colaboração do Governo do Estado no sentido de intermediar a liberação de emendas parlamentares para dar prosseguimento à obra de reforma da Catedral Metropolitana de Aracaju.
“Estamos dando nosso esforço no sentido de que possamos fazer a festa de Bom Jesus dos Navegantes, mantendo a tradição e a cultura da nossa gente. A celebração está enraizada na cabeça dos aracajuanos como parte fundamental dos festejos do Ano Novo em nossa cidade. E como Aracaju é uma cidade cristã, e é, em sua maioria, católica, é evidente que o poder público abrace a causa e tenha responsabilidade no sentido de manter aquilo que faz parte de nossa cultura, não apenas católica, como também a que está inserida no consciente coletivo de Aracaju”, evidenciou o governador, que relembrou sua participação, ainda criança, na festa. “A procissão é coisa marcante na vida dos católicos de Aracaju. Lembro que saia da rua Dom Bosco com Estância a pé, mamãe fazia a roupa para gente e as famílias de todos os bairros desciam para a procissão. Do lado esquerdo da Catedral havia a roda gigante e do direito tinha o carrossel de seu Tobias”.
A respeito da obra de reforma da Catedral Metropolitana, patrimônio cultural e histórico de Sergipe, membros da Arquidiocese relataram que atualmente as intervenções estão paradas e que os últimos recursos arrecadados foram R$ 130 mil, fruto do almoço beneficente, e ainda doação de um automóvel e de estofados. Eles solicitaram a ajuda do Governo do Estado na liberação de emendas de senadores e deputados federais, que estão na ordem de R$ 1.250.000.
“Alguns parlamentares colocaram parte da verba que eles recebem à disposição e temos projeto para levar à frente as obras e concluir essa primeira parte da reforma. Já que os parlamentares priorizaram os recursos, viemos solicitar, de fato, que essa prioridade funcione”, comentou o arcebispo de Aracaju Dom Palmeira Lessa.
De acordo com Jackson Barreto, o governo vai intervir, junto ao Ministério da Cultura, para que a verba seja liberada. “Me coloquei a disposição do arcebispo, do padre e do pároco da nossa Catedral para, junto com alguns parlamentares, conversarmos com o ministro Juca Ferreira no sentido de serem liberados esses recursos fundamentais para a conclusão da primeira etapa da obra do telhado e estrutura física do nosso monumento histórico da Catedral, que é o rosto da cidade de Aracaju”, finalizou.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Agência Sergipe de Notícias