O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) e Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), lança, nesta quarta-feira, 17, o Portal Único de Serviços, ferramenta que centraliza serviços essenciais para atendimento ao cidadão e agendamento de serviços estaduais. O lançamento ocorre durante o 2º Seminário de Transformação Digital do Estado, que também marca a apresentação da estratégia de implementação do Serviço Eletrônico de Informações (SEI) e da versão 3.0 da Rede Integrada do Estado de Sergipe (RIGES).
A primeira fase do Portal consiste na elaboração de um inventário que abrange todos os serviços disponibilizados no setor público. O objetivo é concentrar o acesso aos serviços em um único domínio, a fim de facilitar a consulta por meio de um sistema inteligente, que explica passo a passo como realizar a solicitação e qual o órgão responsável. No entanto, os serviços seguem disponíveis também nos respectivos sites dos órgãos, a exemplo dos ofertados pelo Detran, SSP, entre outros.
A iniciativa decorre do decreto de número 1.107, de abril deste ano, que institui a Política Digital do Governo do Estado. O secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, explicou que o Portal atuará como facilitador, conectando o cidadão ao serviço público. “É prioridade que o Portal de Serviços tenha um domínio simples, acessível e otimizado para auxiliar o cidadão ou cidadã que esteja buscando um agendamento, uma solicitação, de maneira mais fácil e menos burocrática. O nosso foco é promover uma modernização na infraestrutura tecnológica, melhorando os serviços digitais oferecidos à população. O Governo do Estado quer desburocratizar e tornar a administração pública ainda mais moderna e responsiva”, destacou.
Para a próxima etapa, o Portal Único de Serviços integrará um login único. A ideia é que todos os serviços, como emissão de documentos ou pagamento de impostos, estejam concentrados em uma única credencial de acesso para cada usuário. Na última fase de implementação, o site deverá sintetizar todos os serviços, seja no âmbito municipal, estadual ou federal, para que o solicitante possa ser direcionado ao serviço de forma facilitada.
A gestora governamental da Seplan e uma das responsáveis pelo projeto, Andrea Macedo, enfatiza que as secretarias e órgãos estaduais continuarão ofertando os serviços a partir de cada site ou portal. “Neste primeiro momento, o Portal de Serviços consiste em um portfólio, um índice dos serviços ofertados, com várias formas de localização. A população pode acessar o serviço a partir do órgão responsável, pela função ou pela atividade, apenas inserindo uma palavra-chave ou pela busca direta”, pontuou.
O Portal Único de Serviços segue padrões de acessibilidade e navegabilidade, e estará sempre em evolução, com base na dinâmica dos serviços, novas políticas ou mudanças na legislação. No site, é possível acessar serviços de forma unificada voltados ao cidadão, ao servidor e às empresas, ofertados pelas secretarias e órgãos do Estado. Para acesso ao Portal, basta acessar o domínio do Governo de Sergipe, o se.gov.br. Já as notícias e informações jornalísticas serão direcionadas para o se.gov.br/agencia.
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Fonte: Agência Sergipe de Notícias





















































