No mês de junho, Sergipe volta a respirar forró. Serão 30 dias de festejos juninos. A boa notícia, que referenda o título de ‘País do Forró’ atribuído ao estado, foi dada pelo governador Fábio Mitidieri, ao apresentar, nesta quinta-feira, 23, o planejamento de ações que pretende posicionar Sergipe como um dos principais destinos turísticos do país. Durante a coletiva de imprensa realizada no restaurante Cariri, em Aracaju, Fábio apresentou o novo Calendário de Eventos Turísticos do estado para 2023, lançou os editais para captação de patrocinadores para os festejos juninos e para contratação de mais de 200 artistas locais, e apresentou a programação do Encontro Nordestino de Cultura. Os editais já estarão abertos a partir da primeira semana de abril.
A criação do calendário é uma ação construída estrategicamente pelo Estado, por meio das secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Educação e Cultura (Seduc), por intermédio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), que contou com a preciosa contribuição dos representantes do segmento turístico. Com este calendário, a atual gestão atende a um antigo pleito dos empresários sergipanos, que veem na ação uma estratégia poderosa para mobilizar e preparar os diversos segmentos produtivos diretamente ligados à cadeia do turismo.
Para apresentar o planejamento, o Governo de Sergipe realizou um minucioso levantamento de todos os eventos públicos e privados, promovidos nos quatro polos regionais de turismo, em seus diferentes segmentos: cultural, negócios, religioso e lazer. Ao todo, somando os 75 municípios de Sergipe, foram identificados mais de 1.000 eventos com relação direta com o turismo.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destacou que o foco do governador Fábio Mitidieri é a geração de emprego e renda e, nesse sentido, o turismo tem uma importância significativa. “O setor de turismo é uma indústria que não tem chaminé, mas que gera renda e emprego imediatos, pois o turista chega e já começa a gastar em hotéis, bares e restaurantes. O nosso estado tem grandes belezas naturais, culturais, religiosas, artesanais e gastronômicas que precisam ser potencializadas, e o nosso objetivo com este planejamento é justamente atrair mais visitantes”, destacou.
Festejos juninos
Integrada ao calendário, a divulgação dos festejos juninos também ganhou força este ano. Serão 30 dias de festas no mês de junho, do dia 10 ao dia 30, na capital e no interior, que ajudarão a promover o aquecimento da economia dos municípios e a gerar oportunidades para quem quer empreender. A expectativa é que Sergipe retorne ao posto de destaque no roteiro do turismo junino do país já em 2023.
No Arraiá do Povo deste ano serão 30 dias de festa, com 36 bandas nacionais e mais de 60 apresentações de quadrilhas juninas e grupos folclóricos. “Com este lançamento, cumprimos mais um compromisso assumido em nosso Plano de Governo, que é transformar o setor de turismo numa política permanente e transversal de desenvolvimento e promoção da cultura em Sergipe. Este é um dia importante, marcante e histórico. Um dos maiores anseios da nossa população era que o turismo voltasse a ser mais forte, divulgado e fomentado. Por isso, hoje, em parceria com o trade turístico, estamos aqui mudando essa realidade e construindo uma nova história para o turismo e para cultura do nosso estado”, disse Fábio Mitidieri.
Encontro Nordestino de Cultura
O Encontro Nordestino de Cultura é uma iniciativa que vai agregar valor cultural aos festejos juninos. Estão inseridos no encontro o Fórum do Forró, o Fórum Nacional de Música Nordestina, o Arrastapé 18 do Forte, o Arraiá do Arranca Unha, o Arraiá do Gonzagão, o Arraiá do Povo, além da retomada do Forró do Turista da Rua São João.
“Queremos que Sergipe seja o destino e não um meio. Queremos despertar nas pessoas o desejo de conhecer nosso estado. E por isso vamos levar o Verão Sergipe para as cidades do interior, vamos levar nosso estado para participar das maiores feiras do Brasil e mostrar a todos o quanto as nossas belezas naturais e a nossa cultura são atraentes”, acrescentou o governador.
Ao final do evento, Fábio apresentou o vídeo da campanha ‘Sergipe é o País do Forró’, lançando oficialmente o estado em território nacional como destino turístico para o período junino. “Obrigado a todos os artistas locais pela presença, vocês carregam no peito a nossa cultura, obrigado também a todos vocês que acreditam em nossa cultura. Saibam que é só o começo e que muito mais vai ser feito”, concluiu.
Ações estratégicas
Durante o evento, o governador também expôs os esforços da atual gestão para melhorar a infraestrutura turística no estado. “Não adianta criar calendário, abrir editais, mobilizar operadoras, rede hoteleira, setores de bares e restaurantes se não houver um cuidado estratégico com o acesso de turistas ao estado. Uma das frentes que temos atuado está na construção de parcerias com as companhias aéreas para ampliar e baratear a oferta de voos para o estado, sobretudo neste período de festas”.
Nas últimas semanas, Mitidieri e a equipe técnica da Setur realizaram reuniões com executivos da Gol, Tam e Azul, com o objetivo de estabelecer parcerias. “Havia um acordo com a Gol a Azul, realizado ainda na gestão passada, que previa a redução da alíquota do combustível para que as companhias ofertarem mais voos para Sergipe, porém elas não cumpriram. Chamamos elas aqui e cobramos o cumprimento, ou do contrário voltamos a cobrar o valor cheio”, explica o governador.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Agência Sergipe de Notícias