O governador Jackson Barreto reuniu na tarde desta segunda-feira, 16, os secretários de Estado, dirigentes de órgãos da administração direta e indireta e os presidentes das fundações e autarquias do Governo de Sergipe. No encontro, que ocorreu no Palácio de Veraneio, o governador solicitou que os dirigentes das pastas elaborem o relatório de gestão de 2015, que deve ser entregue até o dia 30 de novembro.
Jackson Barreto disse que quer um relatório sucinto e que cada dirigente apresente o que foi executado ao longo do ano. “Sabemos das dificuldades que todos estão enfrentando e queremos tomar conhecimento das iniciativas que cada um de vocês tomou para enfrentar a crise e também quais as ações que pretendem desenvolver em 2016”, acentuou.
O governador pediu que os gestores usem da criatividade para cortar gastos e enfrentar a crise, sem deixar de oferecer os serviços necessários à população. Na ocasião, ele pediu providências ao secretário de Obras, Valmor Barbosa, para reformar o prédio onde estava instalado o Batalhão da Caatinga, para que ele retorne ao povoado Vaca Serrada, em Poço Redondo. No momento, o batalhão está instalado num prédio em Nossa Senhora da Glória.
O secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, reforçou a solicitação do governador ao demonstrar as dificuldades financeiras que o Estado enfrenta nos últimos anos. Ele disse que o governo tomou uma série de medidas para cortar gastos tanto de pessoal como de custeio da máquina, mas ainda é necessário apertar o cinto. O secretário destacou que após os cortes do governo, as despesas estão equivalentes a 2009.
A Sefaz também tomou uma série de medidas para incrementar a receita, dentre eles a mudança do novo sistema de inscrição da dívida ativa, revisão de concessão de benefícios fiscais, recuperação de valores com a cobrança sistemática e fiscalização. Jeferson Passos esclareceu ainda que alguns produtos como bebida alcoólica e cigarro tiveram a alíquotas do ICMS reajustada, assim como a do IPVA e do ICMD. A partir de primeiro de janeiro o governo também vai arrecadar parte do ICMS nas vendas por internet.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe