Na manhã desta sexta-feira, 07, o governador Jackson Barreto e o ministro do Turismo, Henrique Alves, realizam reunião-técnica para definir como será a passagem da tocha Olímpica em Sergipe, prevista para maio de 2016. A passagem da tocha será uma oportunidade de destacar Sergipe, divulgando seus destinos turísticos, assim como as manifestações culturais e artísticas. A reunião ocorre no Palácio Museu Olímpio Campos, às 10 horas. Na ocasião, será discutida a logística do evento, a exemplo da segurança e promoções turísticas e culturais.
Ao todo, seis municípios sergipanos vão ser contemplados com a vinda do símbolo dos jogos: Aracaju, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora das Dores, Poço Redondo, Glória e Propriá. O encontro contará com as presenças do Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, do Ministério do Esporte, Evandro Garla Pereira da Silva, de representantes dos ministérios da Defesa, Justiça, das secretarias Geral e de Relações Institucionais da Presidência da República, e da Agência Brasileira de Inteligência – ABIN, além da Autoridade Pública Olímpica e do Comitê Organizador Rio 2016 e representantes das prefeituras municipais.
Entre os meses de maio e agosto de 2016, a Tocha Olímpica passará por cerca de 500 municípios brasileiros dos 26 estados e Distrito Federal, culminando na Abertura dos Jogos Olímpicos no dia 05 de agosto no Rio de Janeiro. Em cerca de 300 cidades acontecerá o Revezamento da Tocha Olímpica, uma oportunidade de divulgar a melhor imagem do Brasil para o Mundo, com toda sua diversidade cultural, patrimônios históricos e belezas naturais. Nas outras duzentas cidades, a Tocha poderá ser vista passando em comboio.
A passagem da Chama Olímpica pelas cidades se insere na mensagem que o Comitê Olímpico pretende transmitir com a realização do Rio 2016, os Jogos Olímpicos não serão apenas os Jogos de uma cidade, mas os Jogos do Brasil.
Apresentada em julho, a tocha foi desenhada pela agência de design Chelles & Hayashi, é branca, com detalhes em cores que simbolizam a natureza do Brasil. O Fogo Olímpico chegará a Brasília em maio, iniciando o percurso de cerca de 28 mil quilômetros. De acordo com o Comitê Organizador Rio 2016, 12 mil pessoas participarão do revezamento da tocha por todo o país, em percursos de cerca de 200 metros.
Jogos Olímpicos
Em 2016, a cidade do Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, maiores eventos esportivos do planeta. Os Jogos Olímpicos serão realizados de 05 a 21 de agosto e contarão com a participação de 10.500 atletas de 205 países, disputando 42 esportes. Será a primeira vez que os Jogos se realizam na América do Sul. Os Jogos Paralímpicos serão realizados de 07 a 18 de setembro e contarão com a participação de 4.350 atletas de 178 países, que disputarão 23 esportes.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe