Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, o general sergipano José Elito, veio pessoalmente apresentar o funcionamento
Na tarde desta quarta-feira, 25, o governador Marcelo Déda recebeu a visita do ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), general José Elito Carvalho Siqueira. O ministro, que é sergipano, veio a Aracaju para coordenar uma reunião com os órgãos federais que participam, no âmbito do estado de Sergipe, do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). O governador conheceu os detalhes de funcionamento do sistema e colocou toda a estrutura dos órgãos de segurança estaduais a disposição para colaborar no que for necessário. O encontro ocorreu no Palácio de Veraneio.
Formado por um conjunto de órgãos governamentais responsável pela produção de conhecimentos de interesse das atividades de inteligência, em especial àqueles ligados à defesa externa, segurança interna e relações exteriores. “Este é um sistema que é atualizado permanentemente, monitorando focos de interesse em todos os estados brasileiros e pode ser acessado a qualquer momento e em qualquer lugar pela presidenta da República Dilma Rousseff, por ministros e diretores de órgãos que compõem a estrutura”, informou o ministro, ao explicar que o Sisbin é composto por 15 ministérios e 30 órgãos federais.
Segundo o governador Marcelo Déda, o esforço de divulgação do Sisbin é extremamente válido no sentido de quebrar preconceitos, mostrando a atualidade de um sistema de inteligência democrático e que opera dentro da norma constitucional. “Essa é uma ferramenta capaz de oferecer à presidenta da República, e aos diversos níveis de decisão do Governo Federal, informações precisas a respeito dos mais variados cenários, desde questões de segurança pública, até questões que envolvem o meio ambiente. Diariamente, esses dados são repassados à presidente, a ministros de Estado que têm condições de responder a situações, e principalmente, se antecipar a elas”, destacou o governador, ao citar como exemplos dessas informações a previsão de estiagens, enchentes, catástrofes em geral, problemas na malha viária nacional, no sistema aéreo, monitoramento de grandes instalações produtoras de energia, dentre outras.
“Com um monitoramento dessa dimensão, o governo central pode acompanhar o país como um todo, tomando as decisões adequadas no momento necessário”, complementou o governador, ao ressaltar o papel desempenhado pelo general Elito em informar aos governadores sobre o funcionamento do sistema, além de buscar atuar de forma cooperativa. “Desse modo, o país sai ganhando em função da capacidade de antecipação e resposta que o Governo Federal possa ter em relação a problemas de extrema importância que possam ocorrer no país”, concluiu o governador.
Após ouvir do general detalhes do funcionamento e uma demonstração da capacidade de estratificar informações do Sisbin, o governador fez questão de elogiar o trabalho de levantamento de dados desenvolvido pelo GSI. “Este é um trabalho notável conduzido por este sergipano ilustre, que é detentor de uma das melhores carreiras do Exército Brasileiro”, disse Marcelo Déda, referindo-se ao general José Elito, que é reconhecido nacional e internacionalmente por ter realizado um trabalho notável no comando da Força de Paz no Haiti.
Participação
Acompanharam a reunião, representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ministério da Defesa, oficiais generais das unidades regionais do Exército Brasileiro, além do secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, o comandante da Polícia Militar, coronel PM Maurício Iunes, o chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado, coronel PM Carlos Augusto Bispo, o delegado chefe do Departamento de Inteligência Policial (Dipol) da Polícia Civil, dentre outras autoridades correlatas.
Histórico do General
O General de Exército José Elito Carvalho Siqueira nasceu em 26/11/1946, em Aracaju, filho de José Siqueira Aguiar e Ana Carvalho Aguiar. Incorporou às Fileiras do Exército em 15/04/1964, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas. Foi declarado Aspirante a Oficial em 20/12/1969, sendo classificado no Regimento Escola de Infantaria, no Rio de Janeiro. Foi promovido ao posto de General de Exército em 31/07/2007 e atualmente está na reserva do Exército Brasileiro. Foi escolhido Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República pela presidenta Dilma Rousseff em 21/12/2010.
Como Oficial-General exerceu os cargos de Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, Tefé/AM; Comandante de Aviação do Exército, Taubaté/SP; Diretor de Avaliação e Promoções, Brasília; Comandante da 6ª Região Militar, Salvador/BA; Comandante da Força de Paz no Haiti (MINUSTAH), no período de janeiro de 2006 a janeiro de 2007; Vice-Chefe do Departamento Logístico, Brasília; Comandante Militar do Sul, Porto Alegre; Secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia e Chefe do Estado-Maior de Defesa do Ministério da Defesa, Brasília – DF.
Ao ser nomeado pela presidenta Dilma para o cargo de Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o General de Exército José Elito Carvalho Siqueira exercia a função de Chefe de Preparo e Emprego do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa em Brasília.
Secretaria de Estado da Comunicação Social