A Polícia Militar de Sergipe, através do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), retirou de circulação três armas de fogo em menos de 24 horas. A primeira apreensão ocorreu por volta das 11h da sexta-feira, 25, quando a guarnição ‘Escorpião 05’ fazia rondas no bairro Japãozinho, na localidade conhecida como “Ponta da Asa”.
Na ocasião, a PM deteve o fugitivo da justiça Lucas Santos Nascimento, de 26 anos, e com ele apreendeu um revólver calibre 38 com quatro munições, uma pequena quantidade de crack e maconha. Através de consulta, foi constatado que em desfavor de Lucas havia um mandado de prisão em aberto.
Na noite do dia 25, a equipe ‘Escorpião 06’ recuperou mais uma motoneta roubada. O flagrante aconteceu na rua Renato Fonseca de Oliveira, no bairro Coroa do Meio. Em abordagens de rotina a motociclistas, o Getam abordou Diego Martins da Costa, de 21 anos, que estava pilotando uma motoneta de marca Shineray, modelo Phoenix, de cor prata, com restrição de roubo.
Já na madrugada deste sábado, 26, na rua Francisco Portugal, em Aracaju, a guarnição ‘Escorpião 06’ foi acionada via rádio para atender uma ocorrência envolvendo um policial militar em troca de tiros. Ao chegar ao local, a equipe inteirou-se de que se tratava do tenente Mendonça, o qual fora alvejado na perna e nas costas em uma tentativa de assalto. A esposa do militar, a senhora Damiana Coroado Mendonça, 28 anos, também foi baleada, no ouvido e pescoço, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Allan Santos, de 28 anos, e outro comparsa, ainda não identificado, tentaram assaltar o carro do militar e o policial reagiu, atingindo Allan na boca. Tenente Mendonça foi encaminhado ao Hospital São Lucas enquanto Allan seguiu para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), escoltado pela equipe do cabo Ibisson. O acusado recebeu alta e foi conduzido à Delegacia Plantonista. Um flanelinha, supostamente envolvido no crime, também foi levado à Deplan na madrugada de hoje para fins de apuração.
A terceira arma de fogo foi localizada na manhã deste sábado, fruto de abordagens realizadas pela guarnição ‘Escorpião 09’. Robson Gonçalo da Silva, de 18 anos, foi preso em poder de um revólver calibre 38 com três munições intactas, na avenida João Rodrigues, no bairro Industrial, próximo à ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros. Ao notar a presença da PM, o indivíduo tentou fugir, mas acabou detido pelo Getam, que constatou, em meio a consultas, que Robson fora beneficiado em dezembro de 2011 pela progressão de pena do regime semi-aberto para o regime aberto.
Ascom/PM