por Pisca Júnior, Diário Sergipano
Por volta das 20h desta terça, 03, uma casa de fogos explodiu no Povoado Dizilena, área rural do município de Estância. Segundo as informações iniciais, uma equipe do Corpo de Bombeiros encontra-se nesse momento no local do acidente e ainda não há confirmação de vítimas.
De acordo com as informações, a explosão aconteceu em uma casa de fogos de propriedade do senhor Kekeu. No local, conforme os relatos, haviam 12 Kg de pólvora que ao explodir provocou um impacto sentido em vários bairros do município de Estância, onde foi possível ouvir o barulho e até mesmo sentir objetos estremecendo.
No Bairro Bomfim, há cerca de 6 Km do local, um lustre em uma residência acabou se desprendendo da sua estrutura e por pouco não foi ao chão. No mesmo bairro, moradores puderam sentir portões estremecendo no momento do ocorrido. Nas redes sociais, muitas pessoas comentando sobre o ocorrido e relatando que tinham ouvido a explosão que foi sentida em bairros como Conjunto Valadares, Bairro Alagoas, Conjunto Ulisses Vieira Lima e Centro. Ainda não se sabe o que causou a explosão.
Essa não foi a primeira vez que acidentes desta natureza foram registrados no município de Estância. Há aproximadamente oito anos, outra fábrica, desta feita na zona urbana, explodiu e levou ao ares toda a produção de fogos que estava a todo vapor. O acidente foi registrado no Bairro Porto D’areia na primeira semana do mês junino e o local armazenava uma grande quantidade de explosivos.
Após esse acidente, a fabricação de fogos na área urbana do município foi proibida e a fabricação dos artefatos para o São João do município foi transferida para o Povoado Dizilena.
Na época, foi criado na comunidade um galpão onde todos os fogueteiros se reuniam e produziam os fogos que são comercializados durante o São João.