“Matrizes, Geratrizes e Derivadas”, intitula a nova exposição da Galeria J. Inácio que será lançada na próxima quarta-feira, 06 de setembro, às 19h. Composta imagens gravadas no aço inoxidável do artista visual, Antônio da Cruz, a mostra retoma os projetos selecionados pelo edital de Ocupação da Galeria referentes a 2017, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
A exposição é inspirada em prédios construídos entre 1920 e 1940, em Aracaju, projetados no estilo Arte Decó, de linhas retas, formas enxutas, aspecto arrojado. “Há cinco anos iniciei uma série obras cujo nome é “Mundos”, na qual, passei a fazer releituras de prédios, criar ambientes urbanísticos, como cidadelas e diversos universos imaginários. Com a mesma ênfase, me debrucei sobre o passado de Aracaju, não por saudosismo, mas com curiosidade estética que lhe é peculiar”, explica Cruz.
Denomina pelo artista como “Gravação por RPM”, a técnica utiliza instrumentos rotativos, como retificadora, diferente das técnicas tradicionais de gravação em metal. Mesmo em metal, as imagens produzem a sensação de movimento, com efeitos óticos que incluem a visualização de planos distintos em profundidade. Com elementos de composição da cena futurista, o artista se utilizou das formas de algumas das suas próprias esculturas e também trabalhou a aerodinâmica de objetos prontos, como peças automotivas, levando seus desenhos para a prancha de aço.
A mostra será aberta às 19 horas, do dia 6 de setembro, indo até o final do mês de outubro. As visitas são das 8h às 17 horas. A Galeria J. Inácio é anexa à biblioteca Pública Epifânio Dória, Rua Dr. Leonardo Leite, antiga Rua Vila Cristina, s/n, Bairro 13 de Julho, Aracaju – SE.
Sobre o edital
Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Edital de Ocupação da Galeria J. Inácio visa estimular a produção arte visual em Sergipe, assim como oferecer ao público acesso a mostras de qualidade. Voltado para propostas de exposições individuais ou coletivas, o edital destina R$6 mil para cada selecionado, financiados com recursos do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (FUNCART). Este é o segundo ano consecutivo que a Secult lança o edital.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por ASN