Nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) participará da segunda edição do Diálogo Popular – Cras Presente, evento promovido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, através da Coordenadoria de Proteção Social Básica, com a finalidade de oportunizar a comunidade local informações e serviços de orientação e prevenção. A ação tem o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Madre Tereza de Calcutá, e acontecerá das 8h às 17h, na Unidade de Saúde Irmã Caridade, localizada no Povoado Aloque.
A fim de oferecer suporte ao aprimoramento profissional do aracajuano, a Fundat, por meio da Agência do Trabalhador, levará no período matutino, a oficina de elaboração de currículo e uma palestra sobre comportamento e comunicação em entrevista de emprego e, à tarde, ofertará o serviço de cadastro de currículo.
Segundo a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundação, Rosana Amaral, é importante acompanhar este público de perto, para instruí-lo quanto ao caminho adequado para o acesso ao mercado de trabalho. “Com as orientações que serão dadas por nossos técnicos, eles se sentirão mais seguros para enfrentar os desafios encontrados na busca por um emprego”, afirma Rosana.
Além disso, o evento contará com outras atividades como roda de conversa sobre os cuidados essenciais com a saúde, incluindo as ações de apoio ao Janeiro Branco (movimento de promoção à saúde mental e ao bem-estar), debates a respeito do enfrentamento da exploração e abuso sexual, apresentações culturais, atendimento psicossocial, realização e atualização do cadastro único.
De acordo com a coordenadora de Proteção Social Básica, Lara do Nascimento, as ações e mobilização dos parceiros atuantes são pensadas a partir das necessidades da região que será atendida. “O papel dos Cras é atingir as comunidades desenvolvendo um trabalho voltado à prevenção, almejando ser referência no quesito assistência, nos locais onde atuamos. Para isso, nos unimos em parceria com outros órgãos que possuem uma missão semelhante a nossa”, explica Lara, ressaltando a importância dos Centros de Referência que facilita o acesso do cidadão ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), responsável por assegurar proteção social ao indivíduo.
Da Agência Aracaju Noticias.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.