por Andréa Vaz – Jornal da Cdade
A frente fria, que estava na Bahia, chegou ontem em Sergipe provocando chuvas em todo o Estado, do litoral ao extremo sertão. Hoje ainda deve chover, mas em menor proporção. A probabilidade é de chuvas contínuas de intensidade leve a moderada e forte. As chuvas podem vir acompanhadas de ventos fortes. A previsão é do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
O meteorologista Overland Amaral, do Centro de Meteorologia de Sergipe, alerta para o risco de resseca no litoral sergipano hoje, já que a tendência é de agitação marítima e avisa que o estado é de atenção e a recomendação é consultar a Defesa Civil em situações de risco. O telefone de contato do órgão é o 3179-3761. Para o final de semana, o meteorologista Overland Amaral prevê tempo razoável, com sol, nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. No litoral sergipano a temperatura irá variar entre 22º e 28º, enquanto no agreste deverá ficar entre 20º e 27º e no sertão a variação das temperaturas será entre 18º e 27º.
Em Aracaju, as chuvas que caíram ontem causaram muitos transtornos. Nos pontos de ônibus sem cobertura, as pessoas se protegiam como podiam. Em um ponto da Avenida Ivo do Prado, por exemplo, só não se molhou quem tinha guarda-chuva. “Isso é um absurdo. Quem é passageiro de ônibus fica exposto à chuva e sol”, reclama um usuário do transporte público que tentava se esconder da chuva entre as pilastras que restaram do ponto de ônibus depredado.
Nas ruas da cidade, motoristas também sofreram, mas com os buracos abertos, que representam ainda mais perigo quando estão cheios de água porque ficam difíceis de visualizar. Já os pedestres tiveram dificuldade de andar por conta das inúmeras poças de água.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Sergipe já fez o alerta para os municípios que o período é de chuva. Quem mora em áreas de encosta, por exemplo, a recomendação é ficar atento a qualquer alteração no solo, inclinação de árvores e postes e surgimento inesperado de pontos com acúmulo de água. É necessário evitar, também, navegar e praticar atividades de pesca, em especial com pequenas e médias embarcações.
Em caso de ventos e tempestades, a orientação é procurar abrigos em locais seguros e evitar transitar em locais abertos próximos a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados. Técnicos da Defesa Civil lembram ainda que qualquer um destes sinais já devem ser informados ao órgão, pelo 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193. Nas imediações do Morro do Avião as águas invadiram várias residências.